Experiência da Educação de Quissamã durante a pandemia será apresentada em conversa virtual internacional

As experiências do ensino de Quissamã durante a pandemia da Covid-19 serão compartilhadas com professores de todo mundo, por meio do projeto Learning continuity and innovative pedagogy (Continuidade de aprendizagem e pedagogia inovadora, em tradução livre). O professor da rede municipal de educação, William Passos, do Ciep Municipalizado 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva, participa no dia 8 de abril da iniciativa, por meio de plataforma digital, do painel Conversations on teaching during COVID-19 (Conversas sobre o ensino durante a COVID-19), que é realizado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Unesco e Força-Tarefa de Professores da plataforma OECD Global Teaching InSights. Lançada no final de 2020, a iniciativa consiste numa campanha global para ouvir professores do mundo todo sobre suas experiências de ensino durante a pandemia.
“Graças a participação em outros eventos desse tipo, já trouxe várias vezes para as salas de aula do CIEP os mesmos conteúdos ensinados em escolas de outros países, principalmente da Europa e EUA, ou seja, mesmo sem saber, nossos alunos estavam recebendo um alto padrão de ensino internacional. Quero incentivar outros professores a participarem de eventos externos, e dizer que é mais acessível do que se imagina, e traz ganhos de grande escala na formação e no trabalho em sala de aula. O evento trata-se de uma roda de conversa dirigida por um representante da divisão de educação da Unesco, que terá como objetivo ouvir professores convidados do mundo todo e estimular o debate e o compartilhamento de suas experiências. Estou preparando uma apresentação sobre a experiência do ensino remoto durante a pandemia em Quissamã e em outras redes do Brasil, baseada na combinação de uso do Whatsapp e da oferta de material impresso aos estudantes. Pessoalmente, entendo ser este o modelo mais eficiente, que deveria ser replicado e servir de inspiração para outras redes”, disse o professor William Passos.

Avanços em Quissamã

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Educação, implementou ainda no ano de 2020 o ensino remoto, com distribuição de módulos educacionais com conteúdo para os mais de 4 mil alunos estudarem em casa, com ao auxílio de pais ou responsáveis, supervisionadas pelos professores da rede municipal. Outra ação implantada foi a distribuição do cartão nutricional, com recargas no valor de R$ 70 por aluno, e visa complementar a alimentação no período da pandemia da Covid-19.
A Educação em Quissamã registrou grandes resultados nos últimos anos. Com projetos que ajudaram na união entre diretores, professores, pais e alunos, o município registrou a sua maior média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com a nota de 6,1, ultrapassando inclusive a meta projetada para o ano de 2025. Em 2021, a Prefeitura ainda realizou o enquadramento do Plano de Cargos e Salários da classe.