Exército entrega dispensa de incorporação a quissamaenses

Com a presença da prefeita e presidente da Junta Militar de Quissamã, Fátima Pacheco, e do Tenente e delegado da 6ª Delegacia de Serviço Militar, de Macaé, Soloni Benine Coelho, cerca de 70 jovens receberam, na manhã de segunda-feira (25), no Centro de Convivência do Parque de Exposição, seus certificados de dispensa de incorporação, sendo assim dispensados da prestação do Serviço Militar Inicial.
No total, são cerca de 150 jovens nascidos em 1999 que foram dispensados do serviço militar. Os jovens fizeram o juramento à Bandeira Nacional e, em seguida, cantaram com os presentes o Hino Nacional.
De acordo com o Tenente, o certificado é importante porque sem o documento o jovem fica impedido de possuir algumas vantagens e documentos pessoais. “Não é possível obter passaporte e nem votar, ser eleito ou tomar posse de cargo público, ingressar em faculdade ou receber prêmios”, ressaltou.
O oficial também explicou que Quissamã é considerado um município não tributável, ou seja, sem quartel e sem a obrigação dos jovens servirem às Forças Armadas. “Mas aquele que quiser ter a possibilidade de servir, pode prestar concurso para sargento ou oficial”, informou.
“Todos tem um grande caminho pela frente e estão na melhor fase da vida, quando podem se planejar para saber o que serão nos próximos 10 ou 20 anos. Mas também é a época em que mais precisam da atenção dos pais e familiares, já que as ameaças estão presentes e tem levado os nossos jovens. Temos uma rede escolar estruturada, temos o Instituto Federal Fluminense e ainda o Senai e vocês podem escolher como se capacitar. E, para alguns, isso é pouco. Então, se preparem e não parem de estudar, e busquem a universidade. Porque todos vocês são capazes e não ouçam quem fala o contrário disso. Porque todos vocês têm um futuro brilhante”, afirmou Fátima.
Antes do evento, os jovens foram orientados pelo Tenente a assumirem uma formação militar sob seu comando. Após incorporação e recepção da Bandeira Nacional (portada por Guarda Municipal) e da execução dos Hinos da Bandeira e Nacional, alguns dos jovens foram contemplados com os certificados entregues pelo Tenente, pela prefeita, pelo secretário da Junta Militar de Quissamã, Júlio César Camponez, pelos vereadores José Borba e Luiz de Acil, pelo subtenente Stutz e pelo coordenador especial de Segurança, Janderson Barreto.