Exames de Ultrassonografia são realizados no Hospital Municipal

A Coordenação de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Conara), da secretaria de Saúde de Quissamã agendou no último sábado (24), cerca de 80 exames de Ultrassonografia, no Hospital Municipal. Os exames de Ultrassom ambulatoriais eletivos acontecem com intervalo de 15 dias aos sábados.
De acordo com a coordenadora do Conara, Lilia Erthal Farias, o agendamento é realizado pelo Complexo Regulador, e são realizados também os exames dos pacientes internados.
— O Ultrassom é um exame importante, e o município disponibiliza um aparelho para os exames. Agendamos de acordo com a gravidade do problema — disse.
Lilia lembrou que a atual gestão encontrou cerca de cinco mil exames, entre eles, de Ultrassom parados há seis meses para serem agendados, e estavam sendo feitos apenas de urgência e emergência. “Ampliamos o quantitativo de atendimento no mês de fevereiro, para suprir as necessidades de urgência. Agora retornamos com a marcação eletiva”, comentou.
O secretário municipal de Saúde, Linaldo Lyra destacou que o quantitativo de exames é aquele demandado, que são os de urgência, emergência e eletivo. “Encontramos um grande número de pedidos de exames que não tinham sido atendidos e uma fila de espera enorme. Temos conseguido reduzir o tempo na realização dos procedimentos, além de atender as demandas da emergência e urgência”, acentuou.