• Secretaria de Gabinete

Evidenciando o combate ao racismo, Prefeitura de Quissamã abre o 2ª Festival da Juventude, em Machadinha

O cerimonial de abertura do 2º Festival da Juventude em Machadinha aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), no primeiro dia de Programação, com presença da prefeita Fátima Pacheco, vice-prefeito Marcelo Batista, jovens do município, população, vereadores e secretários municipais.

O evento promovido pela Prefeitura de Quissamã, através do Gabinete da Prefeita, traz como tema “Resistência e Reflexão pela Abolição da Escravatura”, e segue até sábado (13) com stands, oficinas, atividades esportivas, palestras e shows nacionais. O combate e enfrentamento ao racismo foram pontualmente debatidos.

“Escolhemos Machadinha devido ao aniversário de abolição da escravatura que acontece amanhã. A gente precisa colocar um fim à intolerância, ao racismo, e é essencial Machadinha também receber grandes eventos. Trazer uma cantora do tamanho e importância da Ludmilla representa muito. Vem aí uma série de coisa boa no Festival e que todos possam participar”, pontuou a Prefeita Fátima Pacheco, ao lado dos vereadores Cássio Reis, Lopinho, Rildo Barcelos e Janderson Barreto.

A cerimônia teve apresentação de dança de alunos do 4ª e 5º ano da Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição de Azeredo. O evento conta com informações do funcionamento dos programas da Secretaria de Assistência Social, serviços da Secretaria de Saúde, com informações sobre lúpus, hábitos saudáveis, entre outros. Stand da Uniasselvi cursos, KNN Idiomas, Ambienta Consult, Prepara Cursos, Funerária Boa Viagem e Vem-do-verde Água de Côco.

Haverá também palestras sobre saúde da mulher e saúde da Criança e do Adolescente, oficinas de Trança, Turbante, Abayomi (bonecas de pano) e Tatuagem, Caravana Esportiva, exposição de artesanato e praça de alimentação.

Nesta sexta (12), apresentação da Banda Outroeu, às 23h. Ludmilla, grande voz e influência no combate ao racismo, se apresenta no sábado (13), às 23h.

O complexo Machadinha é formado pelas ruínas da casa grande, a capela de Nossa Senhora do Patrocínio e o conjunto de senzalas totalmente restauradas. Um dos destaques do complexo é o Memorial Machadinha, que conta com um acervo de imagens e textos sobre os escravos, suas origens e contribuições para a formação cultural do município.

“Machadinha e seu povo têm recebido muitos ataques por receber esse evento. Por ser Machadinha, somos tratados como agressivos. A programação é toda esta que estamos vendo, mas quem vem pra Machadinha vê que aqui tem muito mais e sente que é um lugar diferente”, disse a 1ª secretária da Associação Remanescente Quilombo Machadinha, Giovana Azevedo.

O Chefe de Gabinete, Luciano Lourenço, também reforçou o discurso, ressaltando a importância de Machadinha. “Não é apenas um evento para a juventude e machadinha. É um evento para toda Quissamã na certeza que a comunidade de Machadinha é acolhedora. Com certeza, é a primeira edição de muitas que serão realizadas aqui”, comentou.

Segundo o vice-prefeito Marcelo Batista, não teria melhor lugar para realizar a 2ª edição do Festival. “Que essa juventude de hoje esteja junta para apoiar, aprender com o outro e ser resistência para enfrentar atitudes que nunca deveriam ter existido. Transformar é somente com consciência, cultura e educação” disse.

Confira a programação completa:
Sexta (12)
10h – Abertura Oficial
10h30 – Abertura da Feira dos Stands para Exposição
10h às 12h – Oficina De Trança, Turbante, Abayomi (Bonecas De Pano) e Tatuagem
10h às 14h – Caravana Esportiva (Semej)
13h30 às 17h – Oficina de Trança, Turbante, Abayomi (Bonecas De Pano) e Tatuagem
16h – Palestra Saúde da Mulher
17h – Encerramento da Feira dos Stands
18h – Roda de Jongo
19h – Apresentação da Banda Euclydes Barcelos
23h – Apresentação da Banda Outroeu