Eventos marcam 21 anos do Parque Nacional de Jurubatiba

O domingo (5) foi de muita música, diversão, lazer e ações ecológicas em Quissamã, em comemoração aos 21 anos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (Parna Jurubatiba), considerada uma das unidades de conservação mais bem preservadas do país. A programação aconteceu próximo à Lagoa da Garça e contou com a presença da Prefeita Fátima Pacheco, do vice-prefeito Marcelo Batista, além de secretários, subsecretários, coordenadores, e população geral.
Ciclistas, trilheiros e jipeiros dos municípios de Macaé, Carapebus, Campos dos Goytacazes e Quissamã participaram da atividade, que incluiu recolhimento de resíduos das praias, retomada da Obra do Mirante de Visitação, praça de Alimentação e minitrio com a Banda MR-6, que com 20 anos de carreira abrilhantou a festa ao som de sucessos com ritmos variados como samba, axé, pagode, forró e sertanejo.
A prefeita destacou a retomada da obra do Mirante de Visitação e reforçou a importância do Parque Nacional, que tem 65% de sua área em Quissamã. “Foi um momento de integração e confraternização muito importante. Quero agradecer aos jipeiros, ciclistas e a todos que participaram e contribuíram para a realização do evento. Que juntos possamos compartilhar dessa riqueza extraordinária que é o Parque, uma unidade de conservação presente nos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã, com enorme diversidade e capacidade para pesquisas cientificas e ampliação, cada vez maior, no turismo em nossa cidade. E dizer que a retomada da obra do Mirante é grande avanço e vai agregar valor ao Parna”, disse a prefeita lembrando, ainda, que o grande desafio é levar o quissamanese a conhecer a Unidade de Conservação e suas belezas. “Nossa ideia é realizar mais ações como essa, com o intuito de aproximar e levar a população a usufluir dessa riqueza chamada Jurubatiba”, completou.
O Chefe da Unidade, Marcelo Pessanha, agradeceu à Prefeitura pela atenção, carinho e dedicação à preservação do Parque, e falou sobre a ação de recolhimento do lixo realizada pelos jipeiros, abordando a importância do uso consciente dos espaços públicos. “Que hoje seja o primeiro evento, de muitos que irão culminar na inauguração da torre. É preciso que cada um faça a sua parte e não deixe lixo nas praias, lagoas e rios. A natureza precisa de atenção e o descarte correto de resíduos é uma das iniciativas, pois grande parte do material encontrado não é gerado por nossos visitantes, mas vem pelo mar”, frisou, ressaltando que o Parque é da sociedade brasileira e não só do ICMBio, simplesmente fazemos a gestão. Vocês são os donos e precisam estar aqui todos os dias, cuidandor e contribuindo para sua preservação”, disse.
O aniversário da unidade ocorreu em 29 de abril e de acordo com balanço apresentado pela gestão do Parque, são 21 anos de muitas conquistas. “Uma delas, manter a área de 15 mil hectares praticamente íntegra, sem desmatamento, redução do número de incêndios, construção de casas e atividades ilegais no Parque. Conseguimos implantar o plano de manejo da unidade e, mais recentemente, aprovar junto ao ICMBio, em Brasília, o Plano de Uso Público, onde as instalações necessárias serão providenciadas. Avançamos com a regularização fundiária da unidade e com as atividades de educação ambiental; tivemos a construção do Centro de Visitação em Macaé, ou seja, evoluímos na estrutura física, tivemos um maior controle da área, além de incremento na visitação e pesquisas cientificas na área”, apontou o subchefe do Parque, Marcos César dos Santos.