Evento apoiado pela Prefeitura de Quissamã reúne educadores de todo o Brasil

Professores e líderes escolares de sete estados de quatro regiões do Brasil reuniram-se virtualmente no último final de semana. Com objetividade e metodologia dinâmica, o encontro, organizado e apresentado pelo professor do Ciep Brizolão 465 Dr. Amilcar Pereira Da Silva, William Passos, compartilhou, através de vídeos, imagens, textos e reportagens de jornal, os resultados do ciclo “Conversations on Teaching During Covid-19” (“Conversas com os Professores Durante a Covid-19”), que reuniu, por videoconferência, cerca de 100 professores dos cinco continentes a partir da sede da OCDE, em Paris.
Durante o compartilhamento no Brasil, realizado pelo professor da rede municipal de Educação de Quissamã, que teve o apoio institucional dos próprios organizadores (OCDE, UNESCO, Task Force on Teachers for Education 2030 e plataforma Global Teaching Insights) e da Prefeitura Municipal de Quissamã, foram compartilhadas práticas de ensino adotadas durante a pandemia da Covid-19 por professores, coordenadores pedagógicos e líderes escolares de escolas no Canadá, Colômbia, Croácia, Estados Unidos, Filipinas, Gana, Hong Kong, Índia, Indonésia, Maldivas, México e Portugal. O objetivo foi proporcionar uma experiência internacional aos educadores participantes.
Ao longo dos dois dias de eventos, que contou com professores e líderes escolares dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará, Pará e Tocantins, além dos resultados do ciclo “Conversations on Teaching During Covid-19” e da atualização sobre as práticas de ensino adotadas em escolas do mundo todo durante a pandemia, os educadores tiveram contato com estudos científicos de ponta, conheceram um pouco da experiência do sistema de ensino de Portugal, o país que mais avançou na qualidade da educação na Europa, e foram informados sobre as possibilidades de realização de cursos online em língua portuguesa oferecidos por universidades no exterior.
Para o professor William Passos, o balanço do evento superou as expectativas: “Participaram professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e consultores educacionais de Quissamã, Campos, Macaé, Carapebus, São João da Barra, Niterói, Rio de Janeiro, Campinas (SP), Guarujá (SP), Ouro Preto (MG), Mariana (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Ananindeua (PA) e Palmas (TO). Os participantes gostaram bastante e todos os que responderam a avaliação, avaliaram muito bem. Enriquecedor, ‘produtivo’, ‘excelente’ e ‘esclarecedor’ foram as palavras mais citadas pelos participantes no formulário de avaliação, que optou pela avaliação com abordagem qualitativa, baseada nas declarações dos próprios professores e líderes escolares respondentes”, disse o professor.