Etapa Intermunicipal da CONAE 2022 debate metasda Educação para os próximos 10 anos

Quissamã participou nesta quarta-feira (16) da abertura solene da etapa intermunicipal da IV Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022 com o tema “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira”. O município foi representado pela secretária de Educação, Helena Lima; a coordenadora de Gestão Pedagógica, Joelma Passos; e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Luciana Barros. O evento, realizado na Câmara Municipal de Macaé e também transmitido de forma virtual, tem como proposta debater políticas educacionais, do Plano Nacional de Educação (PNE), para os próximos 10 anos a partir de 2024.
-Em nome da prefeita Fátima Pacheco, agradeço o convite. Esse é um momento importante quando seis municípios aceitam compartilhar experiências e reviver os planos municipais, estadual e nacional, para que a partir daí possamos discutir políticas públicas que vão impactar diretamente na vida dos nossos alunos. A tríade da conferência nos faz refletir o quanto precisamos avanças, mas em contrapartida nos faz reviver o quanto avançamos. Que possamos dialogar com nossos profissionais de educação para que, em breve, sejam implementadas políticas públicas cada vez melhores para as nossas crianças – frisou a secretária de Educação, Helena Lima.
A intermunicipal é composta por três etapas. Nesta primeira, abertura solene e palestras com o coordenador da UNCME- RJ, Jorge Roberto França Fernandes, que abordou o tema do evento e o ex-secretário estadual de Educação e escritor educador, Comte Bittencourt, que falou sobre “Uma História Conectada Com o FUTURO”.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, destacou a união dos municípios e o compartilhamento de experiências em prol da educação de qualidade.
– Muitas políticas públicas são comuns a uma região, saúde, segurança, educação, desenvolvimento e quando debatemos juntos, avançamos juntos. A educação liberta e possibilita voos altos. Que possamos nos reunir mais enquanto região para que possamos avançar juntos nas demandas com soluções – disse Welberth Rezende.
O próximo passo da etapa intermunicipal começa já nesta quinta (17) e segue até 4 de abril com cada município promovendo discussões. O tema central da IV CONAE está dividido em três eixos: O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas; Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e Criação do Sistema Nacional de Educação -SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.
Na terceira etapa, no dia 12 de abril, serão feitas a Leitura e apresentação de emendas do Documento referência CONAE/2022, para análise e aprovação do texto para encaminhamento à Etapa Estadual, plenária final e eleição dos delegados.
A Etapa Intermunicipal da CONAE 2022 é realizada em regime de cooperação pelas secretarias municipais de Educação de Quissamã, Armação de Búzios, Carapebus, Italva, Macaé, Quissamã e Rio das Ostras, e, o Fórum Municipal de Rio das Ostras.