Estudantes participam de Olimpíada de Matemática

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, participam, nesta terça-feira (21), da primeira fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo, são 18 milhões de inscritos. Em Quissamã, 1.078 alunos da rede municipal integram a avaliação. Entre eles, representantes das Escolas Délfica de Carvalho Wagner (Barra do Furado), Professora Nelita Barcelos dos Santos (Morro Alto), Professora Maria Ilka de Queiros e Almeida (Santa Catarina) e CIEP Brizolão 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva (Caxias). Os selecionados estarão na segunda fase da Olimpíada, que será realizada no dia 28 de setembro.
A Olimpíada, realizada anualmente, envolve alunos do segundo segmento que foram divididos em Nível I (6º e 7º ano) e Nível II (8º e 9º ano) e estudantes do Ensino Médio, tendo entre os objetivos estimular e promover o estudo da Matemática, assim como identificar jovens talentos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
A coordenadora de Educação Básica do município, Lúcia Elena da Silva Souza, fala da importância da avaliação para alunos, professores e escolas. “Além de desmistificar que a Matemática é muito difícil ou que o aluno não aprende, a OBMEP contribui para melhoria da qualidade da Educação Básica, possibilitando acesso a materiais didáticos de qualidade”, disse Lúcia Elena, acrescentando que, na rede, as escolas se preparam utilizando o Banco de Questões com problemas e desafios da matéria. “Também são utilizadas as provas anteriores que ficam disponíveis no site da OBMEP e com a nova Proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os alunos já são estimulados a resolver problemas ligados à vida prática: O conhecimento Matemático como ferramenta para ler, compreender e transformar a realidade”, completou a coordenadora.
Criada em 2005 com a proposta de estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Ao término da competição será concedida, entre os alunos participantes, medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Ainda segundo o regulamento, todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.