Estudantes de Quissamã recebem certificado do Proerd

Com o objetivo de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as influências diárias que contribuem para a prática dessas condutas e como resistir a elas, o Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, entregou o certificado de conclusão a mais 28 estudantes da rede municipal de ensino de Quissamã. Este ano, o Proerd já formou no primeiro semestre 251 alunos do 5° ano de escolaridade e 108 alunos do Nível 1 do Ciclo Básico de Alfabetização.

Nesta quarta-feira, dia 09, foram os alunos do Nível 1 do Ciclo Básico de Alfabetização da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner que receberam o certificado de conclusão e medalha, além de apresentaram coreografia com a música tema do Proerd.

De acordo com o instrutor do Proerd em Quissamã, sargento Peter Amaral, os alunos tiveram um ótimo desempenho e puderam falar sobre suas experiências em seu cotidiano, dentro dos temas propostos. “Durante as aulas foi trabalhado o cronograma que tem como finalidade auxiliar os pais, professores e equipes escolares em seus esforços conjuntos para educar as crianças em prática de segurança pessoal, no trajeto de ida ou de volta da escola, durante o dia de aula, em parques, em outros locais públicos e até mesmo em casa, principalmente quando os pais ou responsáveis estão ausentes”, explicou o sargento Peter, informando ainda que em dezembro haverá a formatura de mais 47 estudantes do 5° ano de escolaridade das Escolas Municipais Délfica de Carvalho Wagner e Felizarda Maria Conceição de Azevedo e 92 alunos do Nível 1 da E. M. Professor Miguel Ângelo da Silva Santos.

Vale ressaltar que a atividade é fruto de uma parceria entre a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro com a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação, envolvendo as escolas e os familiares dos alunos. Os encontros com o instrutor, sargento Peter Amaral, ocorrem uma vez por semana e tem duração de aproximadamente três meses.

“O Proerd é extremamente importante para a escola e especialmente para os alunos, que durante as aulas foram oportunizados a expressarem seus sentimentos através de atividades lúdicas que valorizam a vida”, disseram a diretora pedagógica e o diretor administrativo da E. M. Délfica de Carvalho Wagner, Sirléa Manhães de Freitas Souza e José Martins Costa, ao avaliarem o impacto positivo do programa na vida dos estudantes.

Além dos responsáveis e da equipe da unidade escolar, ainda estiveram presentes durante a cerimônia de formatura, a coordenadora de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação de Quissamã, Joelma Passos; a coordenadora de Orientação Educacional, Luciana Gaspar; e a coordenadora do 2° Segmento, Regina de Jesus.