Estudantes da rede municipal assistem palestras sobre Covid-19

As secretarias municipais de Saúde e Educação realizaram de 04 a 08 de abril a Semana da Saúde na Escola com o tema: “Prevenção à Covid-19 nas Escolas”, preconizada pela Secretária de Saúde do Estado (SSE). Considerando a importância das aulas presenciais tanto para o desenvolvimento educacional, quanto para a saúde dos estudantes, foi realizado um planejamento com cronograma de monitoramento de Covid-19 nas escolas, focado na prevenção da doença.
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Ele tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Segundo a coordenadora do PSE, Maria Aparecida Barcelos, é fundamental esta parceria. “É muito importante informar os educandos e falar sobre a necessidade de manter a prevenção contra a Covid-19. Sei o quanto muitos esperavam por essa socialização e em função da imunização, conseguimos nos encaixar nas nossas rotinas com mais liberdade. Hoje, o município se mantém dentro da bandeira verde com responsabilidade e respeito ao próximo, mas não podemos deixar de nos cuidar”.
As 16 unidades de ensino do município foram visitadas: Délfica de Carvalho Wagner, Prof.ª Nelita Barcellos dos Santos, Profª Maria Ilka de Queirós e Almeida, Sementes do Futuro, Profª Regina Celi Passos, Profª Tânia Regina Paula, Carlos Roberto Cruz Filippino, Prof. Miguel Ângelo da Silva Santos, Creche Rachel Francisca C. da Silva, C.M.E.I. Raquel Maria de Queirós Mattoso, C.M.E.I. Manoel Ribeiro, Felizarda Maria da Conceição, Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, Ignácio Hugo, CIEP 465 –Dr. Amílcar Pereira da Silva e Júlia Pessanha de Souza.
“Quero ressaltar a importância de se manter o monitoramento do Covid-19 nas escolas, pois esta parceria entre a Saúde e a Educação traz vários benefícios e o mais importante, é a informação. Sabemos que ainda estamos vivendo a pandemia, atualmente de forma mais branda, mas o vírus continua circulando entre nós. Informação e conhecimento é uma dobradinha que pode salvar vidas”, declarou a diretora Márcia Renata Manhães.
Maria Aparecida Barcelos agradeceu o empenho das secretarias de Saúde e Educação e com o apoio das gerentes das unidades, os Agentes Comunitários de Saúde – ACS e a equipe da ESF foi possível concluir esta semana voltada a prevenção com sucesso.