Estudantes assistem palestra sobre ingresso na carreira militar

O auditório da Prefeitura de Quissamã ficou lotado de jovens, com alunos do 9º ano de escolaridade da rede municipal de ensino e do 3º ano dos Colégios Cenecista Nossa Senhora do Desterro, Visconde de Quissamã e adolecentes da cidade, na manhã dessa quinta-feira (9), para assistir uma palestra ministrada por uma equipe da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, através do tema “As diferentes formas de ingresso na Marinha”.
A atividade foi apresentada pelo Primeiro Tenente Tobias, de 37 anos, que há seis anos entrou para o quadro técnico da Marinha de São Pedro da Aldeira, como assessor jurídico, através de concurso. O Tenente iniciou sua palestra explicando alguns tópicos da carreira naval, como os principais atribuições da Marinha; as formas de ingresso na carreira naval; e as áreas de atuação nesta carreira militar.
O subsecretário de Governo, Edmilson Sousa dos Santos, expressou sua alegria em receber os participantes para a palestra, destacando a oportunidade de conhecer todas as formas de ingresso na Marinha. “É uma oportunidade ímpar, pois hoje em dia com a atual crise financeira em todo o país, a Marinha é mais uma porta de entrada para uma carreira de sucesso e, consequentemente, para ter uma vida melhor no futuro”, ressaltou.
O subsecretário de Educação, Aílson Barreto, agradeceu a presença de todos alunos, diretores e professores na palestra, ressaltando que a educação do jovem do município é um dos compromissos da Secretaria Municipal de Educação. “Esse é o primeiro de muitos outros momentos que vamos proporcionar a vocês, para que todos possam construir seus sonhos e um futuro melhor”, salientou.
“Sempre tive o sonho de seguir carreira militar, e também por proporcionar uma estabilidade profissional para a vida toda”, conta empolgada Kamily Santos, de 17 anos, aluna do 3º ano do Colégio Cenecista, que também curso eletromecânica no Instituto Federal Fluminense – pólo Quissamã.
Os alunos do 9º ano da Escola Délfica de Carvalho Wagner, de Barra do Furado, também vieram para assistir a palestra e esclarecer suas dúvidas sobre o ingresso na Marinha do Brasil, como o caso de João Rodolfo da Silva Souza, de 18 anos. “A palestra vai abrir meus olhos para o meu futuro na Marinha, que sempre foi o meu sonho, seguindo carreira na área de Humanas”, salientou o jovem.
Vitória Barreto, de 16 anos, também possui o mesmo objetivo do seu colega de classe, querendo se aprofundar em todas as formas de ingresso na Marinha e seguir seu sonho. “Sempre me identifiquei com a Marinha, e conseguindo ingressar na carreira militar, quero aprender mais, cursar a Faculdade de Direito, me tornar Delegada, e com certeza se tornará uma grande experiência em minha vida”, explicou a adolescente.
A prefeita Fátima Pacheco, elogiou a participação dos jovens de Quissamã na palestra de ingresso na Marinha, ressaltando que também é importante aproveitar as oportunidades de se aprimorar na qualificação profissional no município, no Instituto Federal Fluminense – IFF Quissamã e no Senai, que tem parceria com a Prefeitura por dois anos.
“Temos realizado cursos de qualificação profissional em parceria com o Senai e em breve as aulas serão ministradas no antigo pólo de confecções no bairro do Carmo, que está em reforma. Dentre as qualificações oferecidas, temos o curso de solda, por exemplo, que é muito bem reconhecido nas empresas na região. A juventude precisa de sonhos, e para isso é necessário estudar para crescer profissionalmente. Tomara que todas as informações oferecidas pelo Tenente tenha enchido o coração de vocês de entusiamo e vontade de crescer cada vez mais, pois vocês estão apenas no início de suas vidas”, pontuou a prefeita.
Participaram também da palestra o vereador José Borba Pessanha; o Coordenador de Turismo, Luís Carlos Fonseca Lopes; equipe técnica da Coordenação de Ensino; diretores e professores da rede municipal, estadual e particular do município.