Estado e municípios avaliam retomada do Turismo, pós-pandemia

Com a ampliação da cobertura vacinal em todo o Estado do Rio e a redução do risco de contágio na maioria das regiões, a política de retomada das atividades passa a ocupar a pauta prioritária. Nesta quarta (29), a prefeita Fátima Pacheco esteve em Macaé, participando do Fórum Regional de Turismo – Edição Costa do Sol, ao lado do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; do prefeito de Macaé, Welberth Rezende; de secretários municipais e do vereador Cássio Reis. Além de avaliar o processo de retomada das atividades e os protocolos de segurança, o evento apresentou os atrativos dos municípios da Região.
As tradições culturais, as belezas naturais e a gastronomia de Quissamã foram destaque naquela que é considerada a maior vitrine turística da região. Promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, o Fórum colocou em debate a importância da atividade turística para o Estado do Rio e a retomada do segmento. A aposta do setor é no turismo regional, também conhecido como bate-e-volta ou turismo receptivo. O secretário Gustavo Tutuca, destacou que o Fórum Regional é importante para mostrar as particularidades de cada região.
Para a prefeita Fátima Pacheco, o Fórum tem importância sob o ponto de vista do fomento ao Turismo como vetor do desenvolvimento, da geração de emprego e renda e para dar visibilidade aos atrativos locais:
– São muitos os atrativos turísticos que apresentamos aqui neste Fórum. Quissamã está na vitrine do turismo do Estado do Rio. O nosso Município tem potencial para atender esse novo modelo de turismo que desponta no pós-pandemia, frisou a prefeita.
Otimista com relação ao crescimento da atividade, a partir do momento em que forem sendo cumpridos os protocolos de segurança e com o avanço da vacinação, o secretário de Estado de Turismo acredita que a retomada gradual possa se dar dentro dos próximos 60 dias:
– Vislumbramos um horizonte de prosperidade e a partir de novembro, com a população adulta já vacinada com as duas doses, a expectativa é de que tenhamos tranquilidade sanitária para circular com mais liberdade.
Gustavo Tutuca lembrou ainda que o governo estadual anunciou recentemente um pacote de obras na ordem de R$ 17 bilhões, para os próximos anos, sendo boa parte dos recursos voltados à infraestrutura turística.
Quissamã lançou este ano, o Programa Viver Quissamã que retrata as potencialidades turísticas do Município com o olhar do quissamaense. Durante o Fórum, o Município apresentou a tradição do Boi Pintadinho com o Boi Diversidades e o Tambor de Machadinha com idosos, adultos, jovens e crianças.
– Quissamã se apresenta com uma nova alternativa para o turismo regional, e se fortalece como uma opção turística importante, apontou o secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso.
Estiveram presentes a secretária de Cultura e Lazer, Kitiely Freitas; subsecretário de Desenvolvimento Econômico, José Borba; a turismóloga Danielle Feyo; equipe do Turismo de Quissamã. O evento teve a participação do sócio-fundador da CVC e presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens, Guilherme Paulus; do presidente do Conselho de Turismo da Região Costa do Sol (Condetur), Marco Navega e representantes da Fecomércio, Sebrae.