Estação de Esgoto de Santa Catarina ganha novas bombas

O bairro Santa Catarina, em Quissamã, ganhou duas novas bombas submersíveis para operacionalizar as três Estações Elevatórias de Esgoto Bruto. Elas foram instaladas na parte da manhã desta quinta-feira (9). As unidades têm a capacidade de processar 5 litros por segundo, atendendo cerca de 3 mil moradores.
As bombas substituem as anteriores que apresentaram defeito há alguns dias. O investimento da Prefeitura, através da secretaria municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, prevê ainda limpeza das tubulações e reparos na rede. Para o trabalho, foram mobilizados dois caminhões, dois eletricistas, dois bombeiros hidráulicos e um engenheiro sanitarista.
— A rede funciona por gravidade direcionando o esgoto para as elevatórias, e as mesmas conduzem o esgoto até a estação. Com os novos equipamentos, o bombeamento será feito com mais agilidade e segurança — explicou o engenheiro Ronald Rocha.
Ele acrescentou que o serviço de limpeza das tubulações é demorado, principalmente quando é constatada obstrução, como acúmulo de areia, madeira e pedra.
Outras ações — Em janeiro deste ano, o bairro recebeu outros serviços da secretaria municipal Obras. A praça Domingos Barcelos Rodrigues teve árvores podadas, algumas até tomavam conta do telhado dos banheiros públicos, com ajuda de motosserras, e o lixo acumulado em diversos pontos do local coletado. No mesmo mês, Santa Catarina recebeu um mutirão de limpeza, com desobstrução de bueiros pluviais e operação Tapa Buracos. As ações são diárias em bairros e localidades, envolvendo serviços de capina, varrição e roçagem de mato.