• Cultura

Espetáculo inclusivo “Causos do Seu João” é apresentado no Centro Cultural Sobradinho

Nesta segunda-feira (20), foi a vez das crianças que participam das Oficinas do Centro Cultural Sobradinho, e alunos da Escola Municipal Tânia Regina de Paula acompanharem o espetáculo inclusivo “Causos do Seu João”. A apresentação aconteceu na área externa do Centro Cultural Sobradinho.

Praticadas na educação e na formação de crianças, as histórias podem ser utilizadas para ajudá-las a entender o mundo à sua volta, ao misturar humor e sabedoria popular, valorizando a tradição oral e a memória coletiva e imaterial das cidades de Macaé e Quissamã. Atração contou com intérprete de libras, para pessoas com deficiência auditiva.

Promovido pela companhia de palhaçaria e teatro de bonecos de Macaé, Chirulico, o espetáculo disponibiliza um livreto com as histórias contadas (com audiodescrição) e um QR Code que direciona para uma filmagem do espetáculo com audiodescrição e Libras.

As escolas municipais Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, Ignácio Hugo de Souza, Carlos Roberto Cruz Filippino e Professor Miguel Ângelo da Silva Santos receberam o espetáculo na última semana. Na sexta (24), a apresentação acontece às 9h30, na Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição, em Machadinha, encerrando a participação do teatro em Quissamã.

Na produção, quatro histórias e lendas relatadas em Quissamã e Macaé que são utilizadas na montagem do espetáculo. “O causo do boi pintadinho”; “A anaconda de Jurubatiba”; “As farinheiras de Quissamã”; e “João Francisco, o Senador” são os “causos” contados pelo Seu João. A intermediação das histórias, por meio do boneco de marionete, é feita pelo ator e bonequeiro, Anthony Brito, um dos idealizadores do projeto.

Entre as histórias narradas, com João Francisco e o Senador, os familiares de João Francisco, figura política que hoje dá nome ao importante balneário de Quissamã, acompanharam a apresentação.

“Para nós é muito gratificante ouvir as histórias de João Francisco e saber que as memórias dele estão sendo eternizadas através de narrativas como estas da Cia. Chirulico. Ele tinha uma forma muito divertida de contar suas histórias e o Anthony Brito, junto com o personagem/marionete Seu João, conseguiu trazer toda a leveza de alguns dos tantos causos que João Francisco contava para todos nós: filhos, netos, sobrinhos e amigos. Queremos parabenizar todos da Cia. Chirulico pela linda iniciativa de manter viva a memória popular tão rica e tão genuína da nossa região”, revelou a viúva Izabel Maria de Paula, acompanhada da filha Verônica de Paula e do neto João Victor.

A peça possui patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Retomada Cultural RJ 2, com o apoio cultural do CIEMH2 Núcleo Cultural e apoio institucional das prefeituras de Quissamã e Macaé.