Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • ESF de Caxias realiza ação para promoção e incentivo à amamentação com gestantes

ESF de Caxias realiza ação para promoção e incentivo à amamentação com gestantes

A Estratégia Saúde da Família (ESF) de Caxias aproveitou o momento das consultas do pré-natal, para abordar a importância da amamentação, ainda em comemoração ao Agosto Dourado, mês de conscientização e promoção do aleitamento materno. Nesta semana, a unidade conseguiu reunir dois grupos, o primeiro na terça-feira (17), com cinco gestantes e o segundo, na quarta-feira (18), com quatro. O baixo número de participantes se deve ao fato da pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de aglomeração, seguindo os protocolos de distanciamento e uso de máscaras.
Pelo menos uma vez por mês, é abordado algum tema relacionado ao pré-natal, puerpério e cuidados com o recém-nato. A enfermeira Vivian Albuquerque, acompanhada pela dentista Hemilany Rodrigues, explanou sobre o aleitamento materno, seus benefícios, mitos, verdades, os malefícios sobre o uso de bicos, chupetas, mamadeiras, a importância do apoio familiar, do parceiro neste período e de como as Unidades de Saúde da Família podem promover a amamentação.
O cuidado com as grávidas é feito permanentemente, em todos os períodos do ano durante as consultas e grupos de saúde oferecidos nas ESF’s. Além disso, elas têm consultas programadas e agendadas com médico, nutricionista e dentista na unidade. E nesta semana, as gestantes foram contempladas com o tema do Agosto Dourado, mostrando a importância do auxílio que a mulher necessita nesse momento de transição para ela e o bebê.
Mais do que a teoria, as profissionais, que também contaram com a participação da agente de saúde Enídia Aparecida de Almeida, partiram para a prática com as usuárias que participaram e puderam ter a oportunidade de treinar a técnica da amamentação utilizando uma boneca, que simulava o bebê. A dentista também demonstrou como realizar os cuidados com a saúde bucal, tanto na gestação, quanto com o bebê.
A enfermeira Vivian Albuquerque explica que, conforme a temática da Semana Mundial do Aleitamento Materno “Proteger o aleitamento materno: uma responsabilidade compartilhada”, o trabalho ocorre com uma rede de apoio à família, incluindo os pais e familiares. “Elas gostam e aproveitam muito estes momentos. É uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas. Com as informações absorvidas, elas são capazes de fazer a melhor escolha para si e suas famílias”, relata.
Vivian destaca ainda, que as informações relativas ao aleitamento materno já são repassadas às usuárias de forma rotineira, sempre no pré-natal ou no retorno pós-parto e aproveita para enfatizar também, que o atendimento às puérperas é realizado preferencialmente na primeira semana de alta do bebê para que possíveis problemas relacionados ao período, sejam avaliados e resolvidos de forma oportuna, além de promover apoio aos cuidados com o bem-estar fisiológico e emocional do bebê, mamãe e familiares que convivem.
Raquel Fernandes, grávida pela primeira vez aos 22 anos e com oito meses de gestação, falou sobre a importância do atendimento. “Estou me sentindo muito acolhida. É um privilégio ter esse tipo de atendimento, com extrema qualidade e eficiência, prestado pelo SUS – Sistema Único de Saúde. A rede de apoio está sempre ao nosso lado, nos ajudando, nos fortalecendo e só tenho que agradecer a todos que prestam atendimento”, afirmou Raquel.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.