Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Escolas recebem kit para fortalecimento da educação ambiental

Localizada em área próxima ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no bairro da Penha, a Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza recebeu nesta segunda-feira (20) o kit educativo do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo. O programa é desenvolvido no município numa parceria das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca e de Educação com a Associação de Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (ASSINF).

O kit é composto por uma cartilha e jogos e será trabalhado em 10 escolas, sendo 8 da rede municipal e duas particulares com os alunos do 4º e 5º ano. A assessora de Meio Ambiente, Ana Paula Costa, explica a proposta do programa.

“O nosso foco é abordar a temática de resíduos, principalmente sobre a responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos sólidos, com o auxílio de jogos e materiais complementares que facilitarão a aprendizagem dos alunos. Ficamos muito felizes em termos alcançado a adesão de 100% das escolas de Ensino Fundamental I. Os alunos vão aprender práticas sustentáveis a serem aplicadas no dia a dia, para que eles possam contribuir para o meio ambiente sustentável”, destacou Ana Paula Costa.

A coordenadora de Gestão Pedagógica da SEMED (secretaria municipal de Educação), Joelma Passos, ressalta que o tema do ano letivo da rede municipal de Quissamã, neste ano, é Educação e Sustentabilidade e enfatiza que o kit do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo está de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

“Acreditamos que é essencial promover a conscientização dos alunos sobre a importância da sustentabilidade desde cedo”, comentou Joelma Passos que destacou que outras 9 escolas já receberam o kit.

A diretora pedagógica da Escola Municipal Ignácio Hugo, Mara Massena, frisa que o material vai agregar ao trabalho já desenvolvido na escola.

“Esse material será complementado com o trabalho que nós já estamos desenvolvendo na escola, que é a questão da sustentabilidade. Nossa escola, por estar praticamente dentro do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, já trabalha nessa temática do cuidado com o meio ambiente, faz parte da nossa identidade. E esse kit vai enriquecer o aprendizado dos nossos alunos”, disse.

Em Quissamã, os alunos do 4º ano ainda poderão participar do concurso de desenho a mão livre, e os alunos do 5º ano do concurso de redação. Em todo o Brasil, mais de 2.6 mil escolas aderiram ao Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, um programa criado em 2010.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.