Quatro escolas da rede municipal de ensino e o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ) realizaram, nesta sexta-feira (21), atividades alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down, promovendo momentos de conscientização e inclusão para alunos, professores e a comunidade escolar. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), reforça a valorização da diversidade e o fortalecimento de práticas pedagógicas inclusivas.
Nas escolas Ignácio Hugo de Souza, na Penha, e Sementes do Futuro, no Canto da Saudade, as crianças participaram de um piquenique, proporcionando momentos de interação e integração entre os alunos. Já nas escolas Professora Maria de Lourdes Ribeiro de Castro, no Sítio Quissamã, e Nelita Barcelos, em Morro Alto, foram promovidas atividades lúdicas e pedagógicas, destacando a importância do respeito e da empatia. Nesta última, foi realizada a atividade “Meias trocadas”.
A coordenadora de Gestão Pedagógica da SEMED, Marilúzia Massena, ressaltou a importância da data e o compromisso da rede municipal com a inclusão:
“Temos um trabalho contínuo voltado para a educação inclusiva, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas particularidades, tenham oportunidades de aprendizado e socialização. Celebramos essa data especial e reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma escola verdadeiramente acolhedora e inclusiva”, destacou.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Quissamã conta com 10 alunos com Síndrome de Down, que recebem acompanhamento de profissionais especializados e participam de atividades pedagógicas adaptadas às suas necessidades. Esses estudantes são acolhidos com carinho e atenção, tanto nas escolas quanto no CAEEQ, no contraturno, em um ambiente onde cada conquista é celebrada e cada passo é valorizado com afeto e respeito.