Escolas e creches de Quissamã passam por sanitização contra Covid-19 para retorno às aulas

O município de Quissamã está em contagem regressiva para o retorno às aulas presenciais em sistema híbrido e a Prefeitura deu início à sanitização contra a Covid-19 das escolas e creches do município. A ação faz parte do cronograma do Plano de Retorno às Atividades Presenciais das Escolas Públicas Municipais.
Nesta terça-feira (21/09), a ação foi realizada nas escolas municipais Ignácio Hugo de Souza, na Penha; Professora Nelita Barcellos dos Santos, Morro Alto; e Sementes do Futuro, no Canto da Saudade. O secretário de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, Junio Selem, explica que a higienização é feita nas salas de aula, banheiros, corredores, cozinha, refeitório e secretaria.
– Estamos realizando a sanitização em todas as dependências das escolas e creches de acordo com um cronograma e ação será periódica seguindo as normas de biossegurança. O trabalho é feito pela empresa de serviços públicos e os agentes estão devidamente protegidos – pontuou Junio Selem.
O início das aulas está previsto para o dia 4 de outubro com as turmas do Ensino Fundamental I e II e também com a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de 18 de outubro, começa a Creche (maternal) e toda Educação Infantil; e no mês de novembro, será a vez dos alunos da Creche (Berçários I e II) e Educação Especial. O Plano traz orientações gerais nos campos da biossegurança, pedagógico, socioemocionais e serve de norte para que as escolas, tanto as municipais quanto as particulares, estaduais e federais possam se orientar sobre os protocolos essenciais.
– A sanitização é um dos itens do Plano de Retorno às Atividades Presenciais. Mais uma ação que estamos implementando para a segurança dos nossos professores e alunos neste novo momento – frisou a secretária de Educação – Helena Lima.
Em regime híbrido, as aulas acontecerão em revezamento semanal e em etapas a fim de prevenir e controlar a transmissão da Covid-19. As medidas deverão ser cumpridas enquanto durar o estado de calamidade pública. Dentre as novas medidas: a temperatura será aferida logo na entrada; o uso de máscara será obrigatório a todos; serão disponibilizadas pias para higienização das mãos com água e sabão, papel toalha, além de dispenser com álcool gel. Aluno ou funcionário que estiver com temperatura igual ou superior a 37,8ºC vai retornar imediatamente para casa. As escolas serão demarcadas no piso delimitando a área de circulação e afixados cartazes com conteúdo preventivo.