Escolas do 2º Segmento vão participar de Olimpíada de Matemática

Alunos da rede municipal do 2º Segmento de Quissamã foram selecionados na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para participar da segunda etapa no próximo sábado (16), às 14h30, (horário de Brasília para realização em todo o país), no Colégio Estadual Visconde de Quissamã. A iniciativa dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada em três níveis (I para alunos do 6º e 7º anos, II para alunos do 8º e 9º anos e Ensino Médio). O Município participa nos níveis I e II.
A finalidade da OBMEP é estimular o estudo da Matemática através da solução de problemas, que despertam a curiosidade dos alunos e professores. A primeira fase aconteceu no dia 6 de junho, quando as escolas se inscreveram na Olimpíada, e selecionaram os alunos. Já na segunda etapa, os participantes recebem o Cartão de Confirmação para a prova que será encaminhada à Comissão Organizadora. A terceira fase é de premiação. O resultado sai no dia 22 de novembro, e pode ser conferido no site www.obmep.gov.br .
A diretora do Departamento de 2º Segmento da Coordenação de Ensino (Coden), vinculada à secretaria municipal de Educação, Lúcia Helena Souza, ressalta que a Olimpíada contribui para melhoria da qualidade da Educação Básica e aprimora o conhecimento matemático. “Eles (os alunos) têm contato com questões interessantes e desafiadoras”, comentou.
Para o secretário municipal de Educação, Róbisson Serra, as atividades desenvolvidas na OBMEP vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens para o desenvolvimento do país. “É um projeto criado para estimular o estudo de Matemática entre alunos e professores”, disse.