Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Escola Municipal Maria Ilka realiza entrega de prêmios aos vencedores do concurso de poesias

Escola Municipal Maria Ilka realiza entrega de prêmios aos vencedores do concurso de poesias

Na rede municipal de ensino, a Educação vai além dos muros das escolas e ultrapassa ainda os limites impostos pelas aulas remotas transmitidas via WhatsApp e módulos impressos, sistema de ensino adotado em virtude da pandemia da Covid-19. Nesta quarta-feira (14), foi realizada a cerimônia de premiação dos alunos vencedores do Primeiro Concurso de Poesias online promovido pela Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, em Santa Catarina. A entrega dos prêmios foi realizada seguindo todos os protocolos de saúde, como uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel.
Com o tema “Maria Ilka 29 anos ensinando com amor”, o concurso contou com a participação de alunos do 4º ao 6 º (categoria 1) e do 7º ao 9º ano (categoria 2). Ao todo foram premiados os quatro primeiros colocados de cada categoria. Na categoria 1, os vencedores foram: primeiro lugar – Artur de Oliveira Faial de Moraes do 4º ano com a poesia “Minha Escola”; segundo lugar – Alice Martins Alves, do 5º ano com “O Grande dia”; terceiro lugar – Daniel Pinto Soares de Souza, 5º ano com “A Escola dos meus Sonhos” e quarto Lugar – “Welton Siqueira de Carvalho, 5º ano com “A Escola da Minha Vida”.
Já na categoria 2, os vencedores foram Kriverton Salles de Azevedo, 7º ano com “O Legado”; Jhulia Silva Vieira, 7º ano com” Escola Maria Ilka: Há 29 anos semeando Amor”; terceiro Lugar – Breno Ferreira Silva dos Santos, 8º ano com “Homenagem A Escola Maria Ilka” e quarto lugar – Kauana Mattos, 9º ano com a “Homenagem aos 29 anos da Escola Maria Ilka”.
A diretora pedagógica da unidade, Ariana França, atua ao lado do diretor administrativo Alceir Barreto e explica que o concurso foi uma maneira de comemorar o aniversário da escola de uma forma também nova diante dos novos tempos do ensino remoto a distância. “A gente não perdeu o significado, o sentido de celebrar o aniversário da nossa escola que é muito mais que um prédio. São muitas histórias vividas, são muitos alunos transformados. A Maria Ilka é uma escola de verdadeiro talento e durante o mês de março, com auxílio dos profissionais nós fizemos várias atividades no facebook da escola para movimentar a plataforma.”, explicou Ariana.
A Seleção dos quatro finalistas por categoria foi feita por uma comissão julgadora formada por profissionais da Secretaria de Educação e Coordenação de Gestão Pedagógica (Cogep). ”Após a seleção dessas poesias finalistas, teve o papel da comunidade escolar que foi a votação aberta pelo facebook e pela geração de curtidas e a decisão dos 4 primeiros colocados foi através dessas curtidas o que gerou uma visibilidade muito grande . Teve uma poesia, por exemplo, que teve mais de 600 curtidas e mais de 700 compartilhamentos”, disse Ariana, acrescentando que a participação dos alunos significa a importância que a escola tem na vida e na formação deles. “Muitos retrataram a saudade da escola. Foi muito forte em todas as poesias esse sentimento pela escola. A saudade da escola, dos professores das aulas presenciais.
A secretária de Educação, Helena Lima, fala da relevância do concurso. “Incentivar e fomentar a leitura e a escrita no espaço escolar, utilizando o cotidiano do aluno é uma das nossas práticas. A E.M.Maria Ilka utilizou o aniversário da escola agregando a relação que esses alunos possuem com a instituição, para que pudessem usar de toda sua criatividade e presentear a escola com uma poesia. Assim fazemos educação com parcerias, incentivos, aprendizado e criatividade”, destacou Helena.
Participaram da atividade, o subsecretário de Educação Robisson Serra, a coordenadora do Segundo Segmento de Ensino, Lúcia Silva (representando toda a Cogep), o vereador Ailson Barreto.
A escola Maria Ilka foi fundada em 14 de março de 1992. São quase três décadas ensinando, formando e contribuindo com a educação de qualidade. Atualmente conta com 250 alunos matriculados do 4º ao 9º ano de escolaridade.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.