Escola Municipal Maria Ilka completa 30 anos e vai ganhar reforma e quadra nova com cobertura

A comunidade escolar de Santa Catarina está em festa. Neste 14 de março, a Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida completa 30 anos de conquistas por meio da Educação. A prefeita Fátima Pacheco e o subsecretário Robisson Serra acompanharam com alunos, funcionários e os diretores Ariana França e Alceir Belarmino as atividades comemorativas, na manhã desta segunda-feira. Eles ainda visitaram as obras de construção da nova quadra esportiva da escola.
“Aqui, no Maria Ilka, estamos fazendo uma grande reforma, quadra com cobertura, onde vocês vão poder fazer atividade física, mas também a comunidade poderá usar para atividades de cultura e lazer, de interação com esse bairro que é tão importante. Vamos fazer mais investimentos com merenda de qualidade, uniforme. Todos os alunos da rede, a partir do 4º ano, vão ganhar um tablet com internet. Estamos preparando vocês para voos longos, para que sejam o que desejarem engenheiros, pilotos de avião, diretor de escola, prefeito, médico”, enfatiza Fátima Pacheco.
Para marcar a data, alunos do 7º ano fizeram entrevistas com funcionários que marcaram história no Maria Ilka. Dentre eles, Dona Irinéa, que há 30 anos leciona na escola. Ela compartilhou sua história de vida com alunos e incentivou não desistirem de seus sonhos.
“Meu sonho sempre foi ser professora, mas não tinha condições de pagar o curso de Formação de Professores. Então, eu varri a escola e lavava os banheiros em pagamento da mensalidade. No final do curso, entre mais de 30 alunos fui escolhida pra trabalhar na escola. Quando foi realizado o primeiro concurso de Quissamã, fiz e passei em primeiro lugar. Na minha época não tínhamos nada, hoje, vocês têm porque merecem. Aproveitem a oportunidade!”, motivou a professora aposentada e que continua lecionando na rede.
A unidade oferece o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e conta com mais de 200 alunos. Ainda para marcar a data, nesta segunda, a Banda Marcial da E.M. Maria Ilka se apresentou sob a regência do maestro Cláudio Márcio. O subsecretário de Educação destacou que o foco da Prefeitura é preparar os alunos com material de primeira, unidades em boas condições e professores qualificados.
“Já trabalhei nessa escola, tenho um carinho muito grande. É muito bom vê-los na escola novamente, passamos por momentos de difíceis com a pandemia, mas a solução está a caminho. A Ciência foi eficaz e rápida, vislumbramos novos tempos. A escola está passando por um processo de reforma, o que há anos não se via. O governo Fátima Pacheco está reformando várias escolas e tem o compromisso em oferecer Educação de qualidade para que vocês estudem, aprendam, cresçam e façam o melhor para o município. No futuro, vocês serão os trabalhadores e governantes desta cidade”, frisa o subsecretário de Educação.