Escola Miguel Ângelo vai receber Dia da Segurança na Faixa de Dutos

A Transpetro realiza, nesta sexta-feira (16), das 10h às 16h, a segunda edição do Dia da Segurança na Faixa de Dutos, o “Dia do 168”. O evento acontece simultaneamente em 12 cidades dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com ações que têm como objetivo orientar as comunidades vizinhas às instalações da companhia sobre segurança nas faixas de dutos e os riscos que as tentativas de furtos podem trazer. Quissamã é um dos municípios fluminenses contemplados e a ação será realizada na Escola Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, no bairro de Caxias.
O Dia da Segurança também visa ampliar a divulgação do número 168, canal de contato direto entre a empresa e a população para denúncias de ações não autorizadas em dutos. A iniciativa é parte do Programa Integrado Petrobras de Proteção de Dutos (Pró-Dutos). Entre as atividades nas estruturas montadas pela Transpetro, está a realização de apresentações, exposições, oficinas e rodas de conversa, com a presença de diversos profissionais da companhia para atendimento, esclarecimento de dúvidas e estreitamento da parceria com a população de cada localidade. Em Quissamã, o evento vai englobar palestras explicativas e participação da Cia. Chirulico, com apresentação e oficina de circo.
Os furtos e as tentativas de furto nos dutos trazem inúmeros riscos à segurança nas faixas, sendo um dos maiores a possibilidade de vazamentos, explosões e incêndios. Por isso, a companhia reforça constantemente o relacionamento com os moradores e esclarece sobre a importância do engajamento de todos. Somente em 2018, a Transpetro registrou 261 casos de furto ou tentativas de furto nos dutos em todo o país, sendo 57% (151) no Estado de São Paulo e 26% (69) no Estado do Rio de Janeiro. Em 2017, foram 228 ocorrências, enquanto que, em 2016, a Transpetro registrou 72 casos.
Os moradores vizinhos podem enviar dúvidas e sugestões ou comunicar qualquer movimentação suspeita, como atividades noturnas nas faixas, cheiro forte de combustível e presença de carros e pessoas com mangueiras e outros equipamentos. A ligação é grátis e o telefone 168 funciona 24 horas por dia, assim como o atendimento via WhatsApp pelo número (21) 999920-168.