Escola Maria Ilka representará Quissamã no II Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras de Casimiro de Abreu

A Corporação Musical Ilda Fernandes, da E.M. Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, situada na localidade de Santa Catarina, representará Quissamã neste domingo (3/12), no II Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras de Casimiro de Abreu. O evento contará com a participação de 25 Bandas do Estado do Rio de Janeiro, com premiação de medalhas e de troféus, para os três primeiros colocado. Os vencedores serão classificados para o Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras, com data e local a serem definidos.
A Corporação Musical Ilda Fernandes é composta de 68 membros, entre meninos e meninas, na faixa-etária entre 7 a 20 anos de idade. O maestro responsável pela Banda, Wesley Mascarenhas, conta que normalmente realiza três ensaios por semana com os jovens músicos, mas que por conta desse Concurso, tem ensaiado todos os dias.
“Os alunos estão bastante animados em participar desse concurso, com a rotina de ensaios, com muita empolgação em ficar entre os primeiros colocados, levando em conta que já faz 15 anos que a Corporação não participa de eventos fora do município”, explica Wesley”, que está à frente da Banda desde setembro desse ano, agradecendo total apoio da Secretaria Municipal de Educação, do diretor geral Alcei Barreto, dos funcionários e pais dos alunos da instituição de ensino.
O secretário de Educação, Róbisson Serra, destaca que uma das grandes ações dessa gestão é estimular e proporcionar a música na escola, colocando nas unidades bandas escolares para participar em diversos eventos desta categoria.
“As bandas escolares da nossa rede tem tido resultado muito positivo, pois fazem apresentações tanto no município quanto em cidades vizinhas, e isso é muito bom para os alunos que se sentem valorizados e também por terem momentos de integração com outros estudantes daqui e da região”, salientou Róbisson Serra.
Atualmente a rede municipal de ensino possui 8 bandas, tendo como responsável o Coordenador de Música, Aurênio Barreto, que há anos esteve no comando da regência das Corporações mais antigas e que recentemente organizou dois encontros municipais de bandas escolares em Quissamã, envolvendo músicos de várias cidades do Estado. São elas: Banda Tambores Dr. Amílcar Pereira da Silva, do Ciep Brizolão 465; da Escola Délfica de Carvalho Wagner; Tambores Ilda Fernandes, da Escola Maria Ilka de Queirós Almeida; da Escola Nelita Barcellos dos Santos; da Banda Marcial Mirim da Escola Tânia Regina Paula; da Banda Marcial Mirim da Escola Maria de Lourdes de Castro Ribeiro; da Banda Marcial Mirim da Escola Sementes do Futuro; a Banda do Programa Mais Educação, da E.M. Professor Miguel Ângelo da Silva Santos; e da Banda de Latas da E.M. Felizarda Maria da Conceição, no Quilombo Machadinha.