• Sem categoria

Escola Maria Ilka, em Santa Catarina , recebe revitalização e nova quadra poliesportiva

Ao lado de servidores, população, pais e mães, secretários municipais e vereadores, a prefeita Fátima Pacheco e o vice-prefeito Marcelo Batista entregaram nesta sexta-feira (31) a reforma e ampliação da Escola Municipal Professora Maria Ilka Queirós e Almeida. A entrega fez parte da programação de aniversário de 31 anos de início das atividades da escola.

A unidade, que atende 200 alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade, recebeu a construção de uma quadra poliesportiva, reestruturação da rede elétrica, nova fachada, ampliação de sala e pintura geral. A escola conta com um total de seis salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, refeitório, sala dos professores, pátio, banheiros e demais espaços administrativos.

Com cerca de 4,5 mil alunos matriculados, a rede municipal de ensino de Quissamã é referência no Estado. A Prefeita Fátima Pacheco ressaltou o investimento realizado no município, pensando em uma infraestrutura cada vez mais moderna e segura para atender os alunos.

“É um momento histórico para esta escola. A grande presença dos pais hoje mostra o porquê de estamos transformando a educação de Quissamã. São muitas pessoas trabalhando para isso acontecer, são os profissionais da educação, servidores de outras secretarias, nossa linha de governar a cidade, parceria com o Legislativo e a participação dos pais no ambiente escolar. Estamos com obras em todas as escolas e nós vamos fazer mais três creches e mais três escolas. A gente vai continuar investindo na cidade toda. A educação, de fato, transforma a sociedade.

As unidades escolares Tânia Regina, Ciep, Ignácio Hugo, Carlos Fillipino, Délfica de Carvalho, Raquel Francisca e Centrinho recebem os investimentos atualmente. Em breve, as escolas Maria de Lourdes e Felizarda Maria também vão passar por intervenção.

Durante todo dia, a unidade contou com atividades que envolveram toda unidade escolar, com amistoso de futebol, desfile para escolha do garoto e garota Maria Ilka, com premiação em dinheiro e vale compras em loja, homenagem ao corpo técnico da escola, apresentação da Corporação Musical Ilda Fernandes, entre outros.

Em 2023, de forma pioneira na região, a unidade passou a ofertar educação em tempo integral para os estudantes do 5º e 6º de escolaridade. Com previsão de ampliação desta modalidade de ensino para toda a escola até 2024. Os alunos da escola contam ainda com oficinas de artes, informática, robótica, projeto de leitura, reforço de português e matemática, horta, jardinagem e saberes e sabores.

“Hoje estamos compartilhando mais essa grande conquista, cada vez mais possibilitando que nossos alunos cresçam. É muito importante criar mais salas, climatizar o ambiente da escola, mas uma quadra moderna com espaço de interação faz toda diferença na vida dos alunos. A gente potencializa o aprendizado quando ampliamos esses espaços, fica um ambiente mais propício aos alunos”, destacou a Secretária de Educação, Helena Lima.

A entrega também contou com a presença dos Diretores da unidade, Ariana Ribeiro e Alceir Barreto; além dos vereadores Aílson Barreto, Fábio Castro, Janderson Barreto e Rildo Barcelos.