Escola Maria de Lourdes é a primeira unidade a receber o espetáculo inclusivo “Causos do Seu João”

Pequenos e atentos olhos acompanhavam cada movimento e fala do boneco chamado “Seu João”. O som das gargalhadas tomou conta do espaço da Escola Municipal Maria de Lourdes de Castro Ribeiro com as brincadeiras e piadas da marionete. O espetáculo inclusivo “Causos do Seu João” chegou a Quissamã nesta segunda-feira (13) e tem objetivo de resgatar histórias e memórias coletivas passadas por gerações, promovendo a cultura da região de forma inclusiva.

Promovido pela companhia de palhaçaria e teatro de bonecos de Macaé, Cia Chirulico, o espetáculo conta também recursos de acessibilidade, como a disponibilização de um livreto com as histórias contadas (com audiodescrição) e um QR Code que direciona para uma filmagem do espetáculo com audiodescrição e Libras. As apresentações gratuitas acontecem em mais quatro unidades escolares de Quissamã durante a semana, além do Centro Cultural Sobradinho e na praça de Barra do Furado.

Na produção, quatro histórias e lendas relatadas em Quissamã e Macaé que são utilizadas na montagem do espetáculo. “O causo do boi pintadinho”; “A anaconda de Jurubatiba”; “As farinheiras de Quissamã”; e “João Francisco, o Senador” são os “causos” contados pelo próprio Seu João. A intermediação das histórias, por meio do boneco de marionete, é feita pelo ator e bonequeiro do espetáculo, Anthony Brito, um dos idealizadores do projeto.

“A gente fez pesquisas de histórias de bocas e personalidades conhecidas aqui de Quissamã e de Macaé. Escolhemos essas duas cidades por terem uma história em comum, em que já foram uma cidade só. Este é um espetáculo temperado com alegria e com a sabedoria simples do nosso povo. O contador de causos é um narrador de experiências e assim, a gente espera que o público se reconheça, se identifiquem com as histórias”, disse o ator.

A peça possui patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Retomada Cultural RJ 2, com o apoio cultural do CIEMH2 Núcleo Cultural e apoio institucional das prefeituras de Quissamã e Macaé.

Confira a agenda do espetáculo “Causos do Seu João” em Quissamã:

14/03 – 9h30 e 11h30: Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza – Penha
15/03 – 10h e 15h: Escola Municipal Carlos Roberto Cruz Filippino – Santa Catarina
16/03 – 10h e 15h: Escola Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos – Caxias
17/03 – 9h30: Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo – Machadinha
18/03 – 17h: Praça de Barra do Furado – Barra do Furado
20/03 – 15h: Centro Cultural Sobradinho – Centro