Os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição de Azevedo, em Machadinha, participaram nesta quarta-feira (8) de uma Oficina de Educação Antirracista. A atividade foi realizada na Sala Vini Jr. e ministrada pelo consultor antirracista do Instituto Vini Jr., Allan Pevirguladez, com o objetivo de fortalecer práticas pedagógicas voltadas à promoção da igualdade racial.
A iniciativa integra as ações da escola voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e à implementação da Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar.
O consultor Allan Pevirguladez destacou a importância de capacitar os profissionais da educação para que possam atuar com segurança e sensibilidade no tema. “Conversar com os professores sobre esse assunto é muito importante, e a nossa ideia é justamente fortalecer o trabalho deles no dia a dia, dentro da sua prática de ensino, possibilitando que tenham mais mecanismos, ideias e recursos para implementar a Lei 10.639/03 com maior efetividade. Educação antirracista deve ser um pilar em qualquer escola deste país. E o Instituto Vini Jr. tem um compromisso muito sério nessa questão”, ressaltou.
O diretor administrativo da escola, Allan Alves, expressou gratidão pela parceria contínua com o Instituto Vini Jr. “Queremos agradecer a presença e a parceria de sempre com o Instituto, que vem somando forças à nossa escola para que possamos avançar cada vez mais nesse aspecto da educação antirracista”, concluiu o diretor.





