Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Escola de Machadinha celebra o 13 de Maio com atividades online

O 13 de Maio – data comemorativa pela Abolição da Escravatura – será lembrado em Quissamã. A Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição de Azevedo, localizada no Quilombo de Machadinha, preparou uma série de atividades online com os 152 alunos através dos grupos de aulas remotas. A unidade escolar está inserida no contexto de educação escolar quilombola e tem como tradição realizar esse trabalho dando protagonismo ao negro.
Ao longo desta semana serão realizadas ações afirmativas e antirracistas. O diretor da escola Allan Alves destaca que um dos pontos é a autoestima do negro a partir do livro “As tranças de Bintou” e. ainda, a desconstrução do vocabulário que traz expressões racistas. O conhecimento das raízes negras também faz parte da programação.
– A cada ano que passa se faz necessário reforçar a importância histórica do negro para o nosso país e manter toda essa trajetória viva. Já avançamos muito, mas ainda temos muito o que avançar no respeito para com o outro. Para isso, convidamos os alunos e responsáveis a reverem o vocabulário que trazem expressões racistas, já entranhadas no nosso dia a dia. Um sinal do racismo estrutural que precisa ser extinto – frisou Allan.
As atividades pela Abolição da Escravatura não param por aí. Ainda segundo o diretor, em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e o núcleo de estudos CULINAFRO, serão realizadas mais duas atividades também virtuais.
Uma delas é o “Quiz do Quilombo”, um jogo de perguntas e respostas sobre o Quilombo Machadinha, moradores e cultura. Outra atividade tem o gostinho do Quilombo Machadinha. Um vídeo da receita da “Farofa Rosa” vai ensinar que com ingredientes da nossa terra dá pra fazer muita coisa.

Galeria de Fotos