Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Escola de Machadinha celebra o 13 de Maio com atividades online

Escola de Machadinha celebra o 13 de Maio com atividades online

O 13 de Maio – data comemorativa pela Abolição da Escravatura – será lembrado em Quissamã. A Escola Municipal Felizarda Maria da Conceição de Azevedo, localizada no Quilombo de Machadinha, preparou uma série de atividades online com os 152 alunos através dos grupos de aulas remotas. A unidade escolar está inserida no contexto de educação escolar quilombola e tem como tradição realizar esse trabalho dando protagonismo ao negro.
Ao longo desta semana serão realizadas ações afirmativas e antirracistas. O diretor da escola Allan Alves destaca que um dos pontos é a autoestima do negro a partir do livro “As tranças de Bintou” e. ainda, a desconstrução do vocabulário que traz expressões racistas. O conhecimento das raízes negras também faz parte da programação.
– A cada ano que passa se faz necessário reforçar a importância histórica do negro para o nosso país e manter toda essa trajetória viva. Já avançamos muito, mas ainda temos muito o que avançar no respeito para com o outro. Para isso, convidamos os alunos e responsáveis a reverem o vocabulário que trazem expressões racistas, já entranhadas no nosso dia a dia. Um sinal do racismo estrutural que precisa ser extinto – frisou Allan.
As atividades pela Abolição da Escravatura não param por aí. Ainda segundo o diretor, em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e o núcleo de estudos CULINAFRO, serão realizadas mais duas atividades também virtuais.
Uma delas é o “Quiz do Quilombo”, um jogo de perguntas e respostas sobre o Quilombo Machadinha, moradores e cultura. Outra atividade tem o gostinho do Quilombo Machadinha. Um vídeo da receita da “Farofa Rosa” vai ensinar que com ingredientes da nossa terra dá pra fazer muita coisa.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.