Escola da Penha passa a funcionar em tempo integral

A Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, situada no bairro da Penha, recebeu o primeiro encontro do ano do projeto “Café com Educação”, na manhã desta segunda-feira (5), já com a novidade do retorno do horário integral para a unidade escolar, anunciada pela prefeita Fátima Pacheco, assim como a compra de uniformes e kits escolares, que serão entregues, em breve, para todos os alunos.
A reunião contou ainda com a presença do vereador José Borba; do secretário e subsecretário de Educação, Róbisson Serra e Aílson Barreto, respectivamente; da secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães; dos Coordenadores de Esporte e Juventude, Cássio Reis, e da Defesa Civil, Marcos Alves; além da equipe pedagógica da Secretaria de Educação.
O projeto, criado em 2017 para aproximar a família da escola e estreitar diálogo com o governo, tem como proposta ouvir sugestões sobre o trabalho de cada unidade escolar, assim como outras demandas do bairro ou localidade. A primeira-secretária da Associação de Moradores da Penha, Luciana da Silva Machado, que também tem seu filho matriculado na escola, falou em nome da entidade, pontuando algumas solicitações dos moradores.
“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos pela realização desse encontro, pois como moradora da Penha, há mais de 15 anos, é a primeira vez que estou tão próxima do governo e dos secretários para conversar sobre nossa realidade. Quero aproveitar também para parabenizar a Coordenadoria de Esporte pela realização da Caravana aqui na Penha, que fez toda a diferença para nossas crianças”, destacou.
Fátima Pacheco salientou a importância da retomada do horário integral na escola, por garantir a proteção dos alunos o dia todo, de serem alimentadas, além de poderem aprender mais atividades extracurriculares, desenvolvendo assim todas as suas capacidades intelectuais. “Cuidar dos filhos precisa ser a prioridade principal de vocês, sendo assim, qualquer problema que vocês tiverem, procurem os diretores e professores. É fundamental ficar atentos ao comportamento de nossas crianças e jovens, sempre incentivando-os a sonhar com muito amor e respeito”, ressaltou.
A prefeita também destacou os avanços desde que assumiu o cargo, citando a volta dos programas sociais e das escolinhas esportivas nas comunidades, frisando, ainda, que já está providenciando um espaço para a implementação de um programa direcionado aos jovens da localidade, assim como a ampliação do projeto Defesinha, ligado à Coordenadoria de Defesa Civil; e o retorno das atividades na quadra, logo após o Carnaval.