Equipes das Unidades de Saúde da Família recebem novos médicos

A Prefeitura de Quissamã, através da secretaria de Saúde, apresentou às comunidades, na manhã desta terça-feira (3), os médicos que passam a compor as equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs). Em Santa Catarina, assumiu Jorge Mançur Neto; em Mathias o médico Nilton Meira Rangel Júnio. Na unidade do Carmo, os usuários contam com a médica cubana Yailin Anaya Millares.
Após a convocação de cinco médicos aprovados no último concurso, que não assumiram as vagas, optou-se por um processo seletivo, realizado dentro dos trâmites legais e burocráticos que o serviço público exige para, finalmente, compor as equipes de forma adequada.
Com esses médicos fica fortalecida a Estratégia da Família, que é o compromisso do município de Quissamã, como de todos do mesmo porte, de ter uma atenção básica atuante. Atualmente, a cidade conta com 100 % de cobertura de atenção primária feitas através das USFs e vem investindo em média e alta complexidade.
“Sou médico há 36 anos, 11 deles como médico de família, e optei por Quissamã porque vejo que a saúde aqui funciona e também pela minha vontade de contribuir por um serviço cada vez melhor. Isso é algo de que gosto muito e com a recepção excepcional que tive, estou muito feliz aqui”, afirmou Jorge.
Segundo a enfermeira e responsável pela unidade de Santa Catarina, Ariele Costa, a vinda do médico é motivo de alegria para a equipe e usuários. “Estávamos precisando de um médico com o perfil dele, estou grata por ele estar conosco e é muito benvindo”, completou.
Para Nilton Meira, que assumiu na USF de Mathias, a perspectiva é boa com a mudança de Macaé para Quissamã. “Estou conhecendo o local. A equipe é supersimpática e me recebeu muito bem. Tenho certeza que desenvolveremos um ótimo trabalho”, frisou.
Na unidade do Carmo, a cubana Yailin Anaya Millares está atuando desde agosto e tem, segundo ela, se adaptado bem, gostando muito da cidade. Segundo a subsecretária municipal de Saúde, Lia Mary Passos, quando o governo assumiu encontrou um problema sério, com deficit de pessoal e, entre eles a falta de médicos em muitas unidades, o que dificultava a ação das equipes.
“Além desses três médicos, convocamos técnicos de enfermagem aprovados em concurso e profissional administrativo e, ainda, um quarto médico vai assumir em breve na USF de Morro Alto. A prefeita Fátima Pacheco se empenhou bastante para a realização do processo de convocação dos médicos”, ressaltou Lia.
Para ela, é importante dizer que os novos médicos vão desenvolver todas as atribuições da saúde da família, já que os profissionais que estavam dando apoio faziam apenas o atendimento clínico, de assistência. “Eles farão todas as ações de atendimento aos usuários, visitas domiciliares e atividades educativas. Ou seja, a ação básica será fortalecida e com isso se espera que diminua o número de atendimentos no Centro de Especialidades e no hospital”, finalizou a subsecretária.