Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Prefeitura
  • Equipe do Sebrae realiza visita técnica para avaliação do Projeto Caminhos do Açúcar como finalista do Prêmio Prefeitura Empreendedora

Equipe do Sebrae realiza visita técnica para avaliação do Projeto Caminhos do Açúcar como finalista do Prêmio Prefeitura Empreendedora

Uma equipe do Sebrae esteve na região do Norte e Noroeste Fluminense, nesta segunda-feira (26), para uma visita técnica como parte da avaliação do Projeto Caminhos do Açúcar, que é finalista na categoria Governamental do XII Prêmio Prefeitura Empreendedora. A premiação está marcada para o dia 26 de março. A inscrição foi realizada pela Prefeitura de Quissamã, uma vez que as regras do prêmio limitam a participação às prefeituras, mas representa todos os 20 municípios do Consórcio.

A primeira parte da visita ocorreu na sede do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), onde os representantes puderam conhecer de perto o funcionamento e os detalhes do projeto.

Em seguida, a comitiva se direcionou para os municípios consorciados de Italva e São Fidélis, onde foram conhecer alguns dos atrativos turísticos locais. Essa parte da visita permitiu aos avaliadores do Sebrae ter uma visão do impacto do projeto na região, além de entender como ele está sendo implementado na região.

Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, destacou a importância das parcerias para projetos de grande envergadura como o Caminhos do Açúcar. “O projeto Caminhos do Açúcar representa uma política de integração e fortalecimento de grande vulto, que necessita de parcerias importantes, como a do Sebrae, para alcançar seus objetivos. Estar entre os finalistas já é, por si só, uma conquista significativa. Acredito firmemente no potencial deste trabalho e estou confiante de que os resultados serão consequência direta do empenho e dedicação de todos os envolvidos”, destacou Vinicius Viana.

Segundo Guilherme Reche, coordenador Regional do Sebrae Rio na Região Norte Fluminense, ao todo, foram 76 projetos inscritos no prêmio, dos quais 63 foram aprovados. Dessas aprovações, 30 projetos foram selecionados como finalistas, distribuídos em 10 eixos distintos. Ele destacou que esse resultado reflete a potência dos municípios do Norte e Noroeste fluminense. “Mostra o potencial que nós temos aqui na região, que dá o protagonismo interessante que é o prêmio. O atingimento é resultado de dois ou mais municípios participantes ao mesmo tempo. Hoje, a visita técnica é crucial para evidenciar os resultados seguindo a metodologia”, disse Guilherme Reche.

O “Caminhos do Açúcar” se destaca como uma iniciativa de desenvolvimento turístico regional, idealizado pelo Cidennf. Este projeto não apenas impulsiona a economia local, criando mais postos de trabalho diretos, mas também desempenha um papel fundamental na preservação e no resgate da identidade cultural e histórica do Norte e Noroeste Fluminense. Além disso, através dos Festivais Caminhos do Açúcar, que vêm sendo promovidos, os recursos dos participantes são consideravelmente ampliados, contribuindo para um ciclo econômico na região.

Estiveram presentes na visita técnica Flávio Poggian, consultor do Sebrae-Rio; Adriana Cabral, analista do Sebrae-Rio; Cristiano Berenger do Nascimento, diretor de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Cidennf; Mariana Freitas de Abreu, gestora de Projetos do Cidennf; e Marcos Leoterio, representante do município de Quissamã.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.