Equipe do NAE participa de Congressos no Rio de Janeiro

Quatro representantes do Núcleo da Assistência ao Educando (NAE), vinculado à secretaria de Educação de Quissamã, participaram de 9 a 12 deste mês, no Rio de Janeiro, do IV Congresso Internacional e do XXIV Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi).
A entidade promotora apresentou temas através de um enfoque multidisciplinar contribuindo para a melhoria do processo de aprendizagem, valorizando e divulgando as descobertas da neurociência.
Nos dois eventos foram trabalhados temas, entre eles, “Como o cérebro de crianças jovens aprendem”, “Intervenções nos Transtornos de Aprendizagem” e “Da esquizofrenia ao autismo”, permitindo a reflexão de práticas educacionais mais efetivas para as demandas da atualidade.
— A participação nestes momentos de aprendizagem, com temas atuais, embasados cientificamente, foi uma grande oportunidade de avaliarmos algumas práticas desenvolvidas pelo serviço, bem como fortalecermos algumas convicções que moldam a nossa prática em prol de uma infância e adolescência bem atendida, principalmente para aquelas que no seu processo educacional apresentem problemas de aprendizagem que precisam ser superados — comentou a diretora do NAE, Luciana Gaspar.
Ela acrescentou que a experiência adquirida possibilitou a elaboração de estratégias a serem desenvolvidas na rede municipal de ensino, objetivando que o conhecimento apresentado possa ser consolidado através de ações para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, além do contato com profissionais para fechamento de parcerias para o trabalho que será desenvolvido pela equipe do NAE.
Participaram dos eventos, a diretora do NAE, Luciana Gaspar, a assistente social Ana Cristina Pereira, a psicopedagoga Kátia Caldas Macedo e a fonoaudióloga Anielle Guilhome.