Equipe do Inepac visita prédios históricos do município

Quissamã recebeu, nesta quarta-feira (3), a visita técnica da equipe do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) para uma vistoria aos patrimônios históricos do município. Os profissionais foram recebidos pela coordenadora especial de Cultura e Lazer, Amanda Fragoso, no Complexo Cultural de Machadinha.
Participaram da programação o diretor-geral do Inepac, professor e arqueólogo Cláudio Prado de Mello; o diretor do Departamento de Patrimônio, Leon Araújo; apoio administrativo, Breno Monteiro; historiador do Departamento de Pesquisa, Leonardo Alves; e a arquiteta Camila Ennes, além de lideranças comunitárias de Machadinha.
Na ocasião, Amanda falou sobre as atividades desenvolvidas no Memorial Machadinha, como jongo mirim e adulto, contação de histórias, artesanato e educação quilombola, entre outros temas.
“Foi prazeroso receber a equipe do Inepac para tratar de assuntos de extrema importância, como a preservação dos patrimônios históricos. Agradeço a parceria e esse olhar carinhoso do órgão com a cidade. Temos muito a crescer e essa união é fundamental para que possamos caminhar com o Estado”, pontou a coordenadora.
O diretor do Inepac, Cláudio Prado, ressaltou a satisfação em retornar ao município. “Quissamã é uma cidade com um rico patrimônio histórico e cultural e temos uma preocupação muito grande com a preservação dos espaços. Essa visita teve um aspecto de vistoria com a proposta principal de identificarmos as demandas e pensar como ajudar o município. Esse foi o primeiro passo. A ideia é de que, juntos, possamos conversar e criar pontes e diálogos para que possamos recuperar os espaços”, enfatizou.
Em Machadinha, o grupo esteve no Memorial, a Casa de Arte, armazém, igreja e as senzalas. Outros pontos visitados foram Fazenda São Domingos, Mandiquera, Museu Casa Quissamã, Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, coreto da Praça Brigadeiro José Caetano e sede da Prefeitura.