Equipe do Centrinho participa do Congresso Brasileiro de Neuropsicopedagogia

Um grupo de profissionais da secretaria de Educação, que atua no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ), participou, na última semana, do II Congresso Brasileiro de Neuropsicopedagogia, realizado em Joinville (SC). O neuropsicopedagogo é o cientista da aprendizagem e, através de avaliações padronizadas e intervenções significativas, podem contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. E o Congresso apresentou o que há de mais novo na Neurociência aplicada à Educação.
“Vale ressaltar a importância da formação continuada na prática desses profissionais que atuam com os alunos da rede municipal de ensino, no atendimento educacional especializado, que vem de encontro aos instrumentos avaliativos, técnicas e intervenções, que atendam a peculiaridade de cada criança/adolescente, contribuindo assim no contexto da aprendizagem e autonomia. O CAEEQ é uma referência, através dos seus profissionais qualificados”, informou a diretora Gabriela Vasconcelos, que participou do Congresso com as professoras Cristiane Azeredo e Luana Caetano.
Dentre as oficinas oferecidas durante o Congresso, destacam-se: Experiências vividas na Finlândia – Metodologias Ativas de Aprendizagem; Avaliação e intervenção do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; Música e neurociências; Atuação clínica com linguagem expressiva e receptiva; Avaliação e identificação de altas habilidades e superdotação; Identificação precoce no transtorno do espectro autista; O modelo RTI na perspectiva da neuropsicopedagogia; Protocolo de observação do desenvolvimento de linguagem para professores da educação infantil; Os jogos na atuação neuropsicopedagógica institucional e clínica; e Acessibilidade: uma visão de futuro.