Equipe da Saúde realiza vacinação dos idosos contra a influenza no PAI

A secretaria de Saúde, em parceria com a secretaria de Assistência Social, realizou na terça (03) e quarta-feira (04) a vacinação dos idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Pessoa Idosa de Quissamã. A ação aconteceu na sede PAI – Programa de Assistência do Idoso.
A coordenadora da Estratégia de Saúde da Família – ESF, Milena Viana, ressaltou a importância da parceria com a secretaria de Assistência Social.
“Os idosos comparecem semanalmente ao PAI e resolvemos nos unir para facilitar a imunização daqueles que ainda não tinham ido às Unidades de Saúde da Família – USF, mas eles nos surpreenderam. A maioria já tinha cumprido o seu papel e aqui vacinamos 17 assistidos”, disse.
A vacina da gripe é um imunizante inativado que protege contra as variantes do vírus da INFLUENZA-A (incluindo H1N1 e H3N2) e INFLUENZA-B. Possui um esquema vacinal anual em dose única. É uma vacina bastante recomendada na proteção de idosos, grávidas, pacientes oncológicos, hepatopatas, cardiopatas etc. Sua administração é por via intramuscular.
A principal estratégia para reduzir a mortalidade por doenças respiratórias em idosos é a cobertura vacinal contra a influenza de, no mínimo, 90% do público-alvo e a manutenção desses índices ao longo dos anos. O idoso é o alvo da campanha por representar a faixa etária que apresenta maior índice de internações e óbitos decorrentes de complicações da gripe.
Maria da Conceição, de 67 anos, assistida pelo programa, foi a última idosa a se vacinar na ação e agradeceu. “Gostaria de dizer que todas as vezes que venho ao PAI, saio daqui mais feliz e hoje, fui surpreendida ainda mais com a equipe da saúde para nos vacinar. Quero agradecer à Prefeita Fátima, às equipes da Assistência e da Saúde, por sempre pensarem na gente com carinho e cuidado”.
Entre essas, destaca-se a gripe (ou Influenza), que traz sérias complicações ao idoso. A gripe é uma doença infecciosa viral, contagiosa, relacionada ao comprometimento do trato respiratório. Quando ela se manifesta em um indivíduo com boa resistência imunológica, torna-se uma patologia de pouca relevância. Porém, é uma doença que se dissemina rapidamente e apresenta elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade.