Entrega dos novos módulos do Jovens em Ação

No momento em que toda sociedade teve que se adaptar a uma nova rotina, incluindo o novo modelo de ensino que passou a ser oferecido via módulos impressos, profissionais alertam sobre a importância do apoio e parceria da família no incentivo às atividades. Em Quissamã, o novo modelo de ensino também foi aderido pela Secretaria municipal de Assistência Social e passou a fazer parte da rotina de jovens e adolescentes inseridos no Programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) – Jovens em Ação. A partir desta segunda-feira (29) vai começar as entregas do material impresso das atividades referentes ao mês de abril. O conteúdo também estará disponível na plataforma em que os jovens já possuem acesso. O cronograma com dias e horários para retirada do material pode ser verificado no final da matéria.
As atividades serão entregues com o apoio das equipes dos CRAS I, II e III e Casa Social, localizados no Sítio Quissamã, Santa Catarina e Barra do Furado e Penha, respectivamente. Já o prazo para a devolução do material vai até o dia 26 de abril. “Informamos, ainda, que mesmo com o feriado prolongado (seguindo decreto do Governo do Estado), os CRAS e demais equipamentos da Secretaria municipal de Assistência Social estarão funcionando das 08h às 13h. Desta forma a data de entrega das atividades foi mantida. Porém, ampliou-se a quantidade de dias para que não ocorram aglomerações de pessoas nos locais de distribuição .Ressalto, que estaremos seguindo todo protocolo de prevenção ao Coronavirus”, explica a coordenadora do Programa Rosilene Pessanha Rodrigues.
A coordenadora frisa ainda que a família é o agente principal na formação destes jovens cidadãos, sendo assim quando estes responsáveis buscam estes materiais, demonstram aos seus filhos que os apoiam e se importam com este processo de formação e aprendizagem. “Por outro lado, é importante, também, que o próprio jovem busque suas atividades como forma de demonstrar responsabilidade e comprometimento com o programa e as atividades propostas”, disse Rosilene.
O sistema de atividades via módulos e online foi implantado desde o ano passado em decorrência da pandemia do coronavírus. Já o Programa Jovens em Ação tem como objetivo proporcionar vivências e experiências de aprendizado profissional, cultural e educacional aos jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, com o desenvolvimento de suas habilidades e é voltado a adolescentes com idade entre 15 e 18 anos e oferece um complemento de renda de R$ 300 por mês.

Cronograma para retirada do material

CRAS I – Sítio Quissamã
29, 30 e 31 /03 das 8h às 13h