Entrega de andadores impulsiona reabilitação e qualidade de vida de 40 pacientes em Quissamã

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Saúde, realizou a entrega de 40 andadores nesta sexta-feira (8), garantindo mais qualidade de vida aos pacientes acompanhados pelo setor de Fisioterapia do Centro de Saúde de Quissamã. Um dos contemplados, Jairo Bernardo, de 61 anos, está no caminho para reabilitação. Amputado há cerca de 15 anos, o andador vai auxiliar na adaptação com próteses ortopédicas, facilita tô a mobilidade em seu dia a dia.

“Estou para colocar a prótese e esse andador chegou na hora certa, estava precisando mesmo. Quando colocar a prótese, precisarei do andador para ajudar a equilibrar e a andar no começo. Porque pra andar com a prótese, vou passar por esse processo de adaptação. E tenho certeza que vai dar tudo certo, vai ocorrer tudo bem e eu vou conseguir, fico muito feliz com essa vitória na minha vida. Nunca podemos perder a esperança. A vida da gente não para”, disse, acompanhado da esposa, Luiza Damiana, de 61 anos.

Somente em 2023, a Prefeitura de Quissamã realizou a entrega de mais de 300 itens auxiliares de locomoção, como cadeira de rodas, cadeira de banho, muletas e andadores, um investimento de mais de R$400 mil. A secretária de Saúde, Milena Viana, destaca que são meios auxiliares de locomoção que vão auxiliar na qualidade de vida das pessoas.

“Com nossa equipe de fisioterapia, estamos no Centro de Saúde realizando mais uma importante entrega, a de andadores. Já entregamos cadeira de rodas, cadeiras de banho, entre outros itens que garantem segurança, acessibilidade. São meios auxiliares de locomoção para melhorar qualidade de vídeo dos pacientes”, comentou.

São cerca de 200 pacientes atendidos mensalmente no município pelo setor de Fisioterapia, através do Centro de Reabilitação e à domicílio. A subsecretária Sabrine Pereira comemora mais uma conquista da gestão no ano de 2023.

“Estamos muito felizes de estar proporcionando mais esse momento para nossos pacientes. Certamente terá um impacto bastante positivo na qualidade de vida. E esse é nosso grande objetivo, continuar investindo na saúde de Quissamã de forma humanizada e acolhedora”, comentou.

Para receber o meio de locomoção, o paciente assistido pela rede de saúde do município, com apoio da coordenação de Fisioterapia, necessita ter encaminhamento médico atestando a necessidade da condição de dificuldade de locomoção, seja por sequela adquirida por doença neurológica ou motora, processos cirúrgicos, entre outras causas; comprovante de residência para visita técnica e CadSus.

O andador – Modelo de alumínio que possibilita uma marcha fixa, móvel ou articulada, dobrável, fácil de transportar e possui até 8 níveis de regulagem de altura, pesando menos de 3kg e suportando um peso de até 130kg. Além disso, possui apoios de mãos emborrachados, macios e anatômicos, e ponteiras de borrachas que garantem maior aderência com o solo e uma caminhada silenciosa.