• Sem categoria

Entre Nós: Palestra do Professor César Nunes oportuniza um momento de reflexão e aprendizado à pais, mães e responsáveis

A segunda edição do seminário “Entre Nós” foi realizada nesta quarta-feira (24) no anfiteatro da Prefeitura. Evento promovido pela Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, proporciona um momento de reflexão e capacitação para pais e responsáveis de alunos da rede municipal com o palestrante César Nunes, Educador, Doutor em Filosofia e Educação e atualmente professor titular na área de Filosofia e Educação na Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas – FE/UNICAMP. Foi um encontro onde o público gargalhou, se emocionou, se inspirou e conheceu novos meios para um melhor aprendizado para os filhos.

Participaram da abertura do seminário a prefeita Fátima Pacheco; o vereador Ailson Belarmindo; a secretaria Municipal de Educação, Helena Lima, e o subsecretário, Robisson Serra; a coordenadora de Gestão Pedagógica, Joelma Passos; além da moradora de Santa Catarina Rejane Nascimento, que representou pais, mães e responsáveis. Também marcaram presença no evento, a Diretora Geral do Instituto Federal Fluminense (IFF) – Quissamã, Aline Staneck; a Orientadora Pedagógica, Luciana Gaspar; a Coordenadora Adjunta de Gestão Pedagógica, Fabiany Koch; entre outros profissionais da Educação.

“Na educação vamos deixar um legado. Fizemos o plano de cargos e carreira, garantimos tecnologia para as equipes, obras em todas as escolas como vocês podem acompanhar no dia a dia, novas creches e escolas, mas todos esses investimentos não teriam resultado positivo se não tivéssemos essa retaguarda da família. O Professor César traz muitas mensagens importantes, principalmente, como a gente cuida dos filhos, que é um desafio e responsabilidade diários. É muito importante a gente fazer esse movimento, porque não tem nada mais emancipador do que o amor”, comentou a prefeita Fátima Pacheco.

O professor César Nunes nasceu no Norte do Paraná, em Congonhinhas, e teve uma parte de sua infância na vida rural, o que lhe rendeu grandes vivências em sua trajetória, apresentadas de forma descontraída no encontro. Citou a passagem pela escola de formação religiosa e comentou os ensinamentos e início da carreira profissional dos dois filhos.

O educador aborda também sua experiência como filho e educador, os rumos e tendências da educação, além da integração entre escola e família. Os ensinamentos dos pais e atenção dada pela mãe e pouco pelo pai comoveu o público. Comentou também o incentivo do lado humano que os filhos precisam receber dos pais, como a elevação da autoestima e momentos de parceria, a vida no cotidiano da escola, importância de ter professores e escola acolhedores, entre outros.

“A nossa prefeita sempre está presente conosco nesses momentos. Isso ratifica todo nosso ideal e esse momento foi pensado com muito carinho. Fico muito feliz de ver aqui pais, mães e responsáveis se dispondo a estar nesse dia para ouvir uma pauta tão essencial que é a educação dos filhos. É assim desde 2017 e continuaremos nesse intuito de conversar com os pais e realizar nossas atividades nas escolas, para que juntos a gente continue contribuindo de forma significativa na vida de nossos pequenos. Tenho certeza que os ensinamentos do Professor César vão repercutir por muito tempo na vida dos pais no momento das tomadas de decisões”, comentou a Helena Lima.

Emocionado, o Professor comentou a receptividade em sua segunda passagem por Quissamã. Na primeira oportunidade, foi palestrante para gestores e professores da rede municipal no retorno às aulas do 2º semestre deste ano. E para Quissamã, não poupou palavras de elogio.

“Estou muito emocionado em ter voltado a Quissamã e ter essa recepção maravilhosa. Quero testemunhar com vocês que poucas vezes fui tão acolhido como em Quissamã. Vejo o valor humano que exala no atendimento e acolhimento de todas essas pessoas. Que maravilha ver o Entre Nós com todos os frutos e essa realidade. Aqui em Quissamã a educação está em primeiro lugar, a vida acontece e o cuidar das pessoas está em primeiro lugar”, disse o Professor.

O seminário aconteceu nos turnos da manhã, tarde e noite. No encerramento de cada, os participantes puderam aproveitar uma mesa de comidas recheada. Também foram oferecidos vários serviços, como distribuição de folhetos sobre lei Maria da Penha, com telefones úteis para denúncia de violência doméstica, folhetos sobre saúde da mulher e do homem, e aplicação da vacina contra a Influenza. Pais que moram em áreas distantes tiveram o apoio do transporte da Secretaria de Educação.

“Saio renovada da palestra. Estou muito feliz porque o professor nos trouxe muitos ensinamentos. Ainda temos muito o que aprender com a vida e com certeza estarei passando para os meus filhos”, comentou a mãe dos pequenos Artur e Lorenzo, Alessandra Pedrosa.