Encontro vai apresentar uso de plantas medicinais

A secretaria de Saúde de Quissamã, por meio do Programa Farmácia Viva, traz ao município, no dia 4 de setembro, o professor Dr. Gilberto Zanetti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Campus Macaé. O encontro acontecerá no Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, a partir das 13h30. O objetivo é promover uma tarde de informação para os profissionais de nível técnico e superior da área de Saúde, sobre o uso racional de plantas medicinais no tratamento da hipertensão arterial e diabetes.
“Abordaremos a prescrição e uso de plantas medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas à normalização da pressão arterial e também do diabetes, tudo de acordo com as patologias”, informou o Dr. Gilberto. Ele falará sobre as indicações, contraindicações e efeitos colaterais dessas plantas.
Organizadora do evento e responsável pelo Programa Farmácia Viva, a enfermeira Sheila Batista informa que o mesmo é aberto aos profissionais da Saúde, sem necessidade de inscrição prévia. “A capacitação dos profissionais é uma das atividades do programa, que inclui também o cultivo de plantas medicinais no horto municipal, para distribuir à população, como mudas e, posteriormente, como plantas secas no SUS, onde serão disponibilizadas pelos prescritores da Atenção Básica: médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e dentistas. Estamos com obra no espaço onde as plantas serão beneficiadas e secas, de acordo com as boas práticas”, pontuou.
Sheila falou ainda sobre as atividades desenvolvidas pelo programa, com os alunos da rede municipal, como os já realizados nas escolas Ignácio Hugo de Souza, na Penha; e Felizarda Maria Conceição de Azevedo, em Machadinha, sempre utilizando uma abordagem lúdica, como o teatro de fantoches, para falar das plantas medicinais.