Encontro ressalta benefícios do aleitamento materno

A importância do aleitamento materno foi tema de uma roda de uma roda de conversa no Cinema do Centro Cultural Sobradinho, na manhã desta sexta-feira (27), com a realização do Primeiro Mamaço de Quissamã. A programação, aberta a gestantes e puérperas, também contou com a entrega da Placa de Certificação do Ministério da Saúde da ‘Rede Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil’ à Unidade de Saúde da Família (USF) do Carmo.
Participaram da abertura das atividades, a prefeita Fátima Pacheco, a secretária municipal de Saúde, Simone Flores; a coordenadora de Estratégia Saúde da Família, Milena Vianna; a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) Sara Barcelos, além de profissionais das Unidades de Saúde da Família.
“É um prazer participar desse momento tão importante, pois sabemos da relevância da amamentação. O leite materno é um alimento rico e terapêutico para as crianças e oferece também benefícios para as mães”, disse Fátima, ressaltando, ainda, a atuação de todos os profissionais de saúde pelo trabalho e atendimento humanizado que vêm sendo realizado no município.
Simone Flores destacou que o evento é inovador e só vem a somar com as ações realizadas na área da saúde. “O Mamaço, assim como a entrega da placa à Unidade de Saúde do Carmo são duas coisas extraordinárias. Recebemos essa placa do Ministro da Saúde e ela simboliza o cuidado que a rede amamentação de Quissamã tem feito na cidade e a expectativa é certificar também a Unidade de Saúde do Centro”, disse.
Enfermeira responsável pela USF do Carmo, Gláucia Lemgruber Schuabb frisou que o reconhecimento à unidade é resultado de uma ação em equipe. “Ninguém faz nada sozinho e tenho certeza que esse reconhecimento foi fruto de um trabalho diário de todos, não só da minha equipe, mas de todos os profissionais da saúde, que contribuem em nossos grupos. E dizer aos usuários que é com muito carinho que estamos todos os dias atuando com cada um deles”, completou.
O Mamaço contou com abordagens das temáticas “Mitos e verdades da concepção à amamentação”, com Sara Barcelos, nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf); “Alterações hormonais e da gestação e pós-parto”, com Elizabeth Cabreira, psicóloga do Nasf; “A importância do teste da linguinha”, com a bucomaxilo Juliana Wagner; “As terapias Alternativas”, com Malaqui Franco Madeira, junto à equipe da coordenadora de Fisioterapia Débora Leaubon.