Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Encontro quilombola e feijoada vão movimentar Machadinha

Encontro quilombola e feijoada vão movimentar Machadinha

Professores, gestores e técnicos da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, na localidade de Machadinha, em Quissamã, participam a partir das 8h deste sábado (27), da apresentação da proposta Política Educacional Quilombola. A iniciativa, que envolve ainda a Coordenadoria de Cultura e Lazer e a Associação de Moradores da Fazenda Machadinha, é para resgatar a cultura local, com atividades pedagógicas, históricas e artísticas, oferecendo formação continuada para os profissionais. Em seguida, às 12h, acontece a V Feijoada da Liberdade, em comemoração aos 129 anos do fim da Escravatura no Brasil.
A escola – a segunda unidade de ensino quilombola do Rio de Janeiro – tem 73 alunos que cursam da Educação Infantil ao 5º ano, e a proposta está sendo desenvolvida em módulos com oficinas, e a participação de professores das universidades Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Federal Fluminense (UFF) de Campos e da Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de Macaé.
O Quilombo – Cerca de 70 famílias que pertencem à décima geração de escravos vivem na mesma senzala ocupada por seus antepassados. Com as inovações tecnológicas, as raízes do povo de origem angolana estão preservadas nas construções. O chão batido do interior das senzalas que ganharam também divisão de cômodos foi substituído por cerâmica artesanal, mas as telhas são originais: elas foram confeccionadas pelos escravos usando o molde das coxas. No entorno do conjunto arquitetônico, existem uma capela com as imagens de Nossa Senhora do Patrocínio — protetora dos moradores —, Santo Antônio e de São Sebastião, além de uma Casa de Artes.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.