A Secretaria de Assistência Social promoveu, nesta quinta-feira (16), mais um encontro do Programa Municipal Renda Mínima, com foco em “A importância do Cadastro Único no dia a dia das famílias”. A reunião foi realizada no auditório da Prefeitura e reuniu beneficiários para uma sessão informativa sobre o papel do CadÚnico como ferramenta essencial de acesso aos programas sociais.
O evento contou com a presença da coordenadora do Cadastro Único, Adília Carla, e da assessora técnica da Secretaria, Tânia Magalhães. Durante o encontro, foram apresentadas as principais diretrizes do CadÚnico, a importância da atualização dos dados cadastrais e a forma como a rede de Assistência Social se conecta aos programas dos governos Federal e Municipal.
“O Cadastro Único representa muito mais do que um requisito, ele é a principal porta de entrada para inúmeros programas sociais, não apenas federais, como o Bolsa Família, BPC e Tarifa Social, mas também municipais. É imprescindível que todos compreendam o valor desse instrumento em suas vidas”, destacou Adília Carla. A coordenadora reforçou que manter os dados atualizados é fundamental, pois permite ao governo identificar e traçar o perfil socioeconômico das famílias de baixa renda.
Ao abordar a atualização cadastral como uma ferramenta de diagnóstico social, Adília explicou: “Cada vez que o CadÚnico é atualizado, são feitas perguntas específicas que ajudam a elaborar um diagnóstico preciso e identificar as vulnerabilidades de cada núcleo familiar, o que inclui a análise da renda per capita de até meio salário mínimo. Trata-se de um procedimento sério, com um objetivo claro: possibilitar o acesso a programas essenciais.”
A série de reuniões segue com novos encontros: dia 20 (segunda-feira), às 14h, na Casa Social da Penha; e dia 23, no Cras de Santa Catarina, também às 14h.





