Encontro discute situação de lagoas e abertura de comportas

A situação das lagoas de Quissamã será levada à Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Na tarde de segunda-feira (11), o assunto foi discutido durante encontro entre a prefeita Fátima Pacheco, o deputado Carlos Macedo (PRB), o presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha, os vereadores Calico, Luiz de Acil e José Borba, e a presidente da Colônia de Pescadores, Rosemary Ribeiro Ferreira. O principal ponto envolveu o controle do nível da Lagoa Feia.
Na sala de reuniões da sede do Executivo, Macedo foi informado da dificuldade enfrentada por pescadores e produtores rurais que, além da estiagem, sofrem com a falta de critério em intervenções realizadas nas comportas do Canal das Flexas. Fátima destacou que a questão foi encaminhada ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul, mas o impasse permanece.
No final de agosto, a Câmara Municipal realizou audiência pública com o tema “O Controle do Nível Especial da Lâmina d’Água da Lagoa Feia e seus Afluentes”. Atualmente, a lagoa, que banha os municípios de Campos dos Goytacazes e Quissamã, está com o seu ecossistema ameaçado devido ao mau uso de seus recursos hídricos e ao avanço dos aterros em suas margens.
Acompanhado dos vereadores, Carlos Macedo esteve ainda na Lagoa da Ribeira, que depende diretamente do nível da Lagoa Feia, e constatou as dificuldades enfrentadas por quem vive da pesca. “Vou reunir documentação de tudo o que envolve essa situação e apresentar o caso à Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj. Também encaminharei o assunto ao senador Eduardo Lopes, que tem sido um parceiro importante de Quissamã”, completou o deputado estadual.