Encontro discute projeto para a orla do Canal Campos – Macaé

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, recebeu nesta segunda-feira (11), em seu gabinete, um grupo de arquitetos que integraram o programa de Bolsa Universitária. Na pauta do encontro, a criação de um concurso para a urbanização da orla do Canal Campos – Macaé, na área central da cidade. A idéia é envolver os jovens profissionais nos projetos urbanísticos do município, o que seria uma forma de contrapartida pela concessão do benefício concedido durante a fase acadêmica.
“O Canal é uma obra histórica, referência turística no município. Nosso plano é fazer sua integração com a Praça Brigadeiro José Caetano, a Igreja Matriz, o Sobradinho e o Museu Casa Quissamã. Convidamos a equipe do departamento de Urbanismo e da Procuradoria para, juntos, pensarmos numa forma de formatar um edital para esse concurso. Essa iniciativa com arquitetos abrirá caminhos para parcerias com formandos de outros segmentos”, destacou a prefeita.
Formada no último semestre pela Estácio, a jovem Mariana Rodrigues Ribeiro recentemente procurou a Prefeitura e ofereceu um projeto para a orla da praia de João Francisco. Desta conversa, surgiu a possibilidade da elaboração de um concurso envolvendo o Canal Campos – Macaé.
“Os projetos urbanos falam de pessoas. Temos que pensar diretamente em quem vai usar o que está sendo planejado. Acho importante retribuir ao Município o apoio que recebi na minha formação. O objetivo não é instituir uma competição, mas estimular a concorrência salutar, a troca de informações, que possam tornar Quissamã ainda melhor”, ressaltou Mariana.
Arquiteto concursado da Prefeitura há 14 anos, Carlos Eduardo Ferreira Maia, do departamento de Planejamento Urbano, destacou a importância da inserção dos novos profissionais nas discussões que envolvem Quissamã. “A cidade só tem a ganhar com ações bem planejadas”, ressaltou.
Participaram ainda do encontro o secretário de Obras em exercício, Edi da Silva; o coordenador municipal de Turismo, Luiz Carlos Fonseca Lopes; o presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha, e os vereadores Calico, José Borba e Léo da Sis.