Encontro discute prevenção à violência nas escolas

A violência nas escolas é um tema que tem despertado discussão no Brasil e em diversos países. A principal reflexão é feita sobre suas causas e as formas de lidar com o problema. Em Quissamã, a pauta também é encarada como prioridade pelo Poder Público. Na tarde desta quinta-feira, um encontro na 130ª DP reuniu o delegado Raul Morgado, o inspetor da Polícia Civil Ricardo Machado, o secretário de Educação, Róbisson Serra; o subsecretário Aílson Belarmindo; a subsecretária de Assistência Social, Rosane Barreto, integrantes da equipe técnica da pasta; e o vereador Janderson Chagas.
“A reunião teve como proposta estabelecer uma parceria entre as secretarias e as Polícias Civil e Militar em um trabalho em conjunto, por exemplo, com palestras socioeducativas para jovens e adolescentes, envolvendo também os familiares”, explicou Róbisson Serra.
O delegado Raul Morgado também frisou a importância do diálogo permanente sobre o tema. “Nosso objetivo é desenvolver atividades com os estudantes. A violência é uma questão que precisa ser debatida por toda a sociedade. Atuando em equipe, podemos avançar aqui no município”, disse.
A preocupação com a segurança nas instituições de ensino, por exemplo, foi a principal motivação de uma audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, na última terça-feira (2). O Brasil desponta como um dos países com maior índice de violência nas escolas, conforme levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 2013.