Encontro discute as potencialidades do Turismo

Quissamã sediou na manhã desta sexta-feira (15) o Workshop “Agroturismo e o Turismo Rural: O Caso de Sucesso das Montanhas Capixabas”. A palestra foi conduzida por Leandro Carnielli, um dos precursores da atividade no Espírito Santo e reuniu representantes de diversos municípios fluminenses e também do Governo do Estado, além de profissionais ligados aos segmentos abordados no encontro.
O workshop, promovido pela Prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, foi realizado no auditório da sede do Executivo. Na entrada, os participantes conheceram um pouco dos produtos da terra nos estandes com produtos como farinha, biju, geleia, doces cristalizados, licores, cachaça e artesanato variado.
Presidente do Conselho Curador do Convention Bureau das Montanhas Capixabas, Leandro Carnielli, que é coautor do livro “Agroturismo: impactos do turismo no espaço rural no Espírito Santo”, falou sobre a história de sucesso da região onde atua, destacando os desafios e metas superadas ao longo de sua jornada. Entre os tópicos abordados: História do Agroturismo; impactos que a atividade gerou na região; aspectos culturais aliados ao agronegócio como atração e fonte de renda; produção associada, economia criativa e instâncias de governança da região de Montanhas do Espírito Santo.
“São muitos anos obtendo conhecimento sobre o turismo e costumo dizer que não existe lugar que não vai turista, o que existe é o local que não está preparado para receber o turista e a base é simples: é preciso aproveitar o que há de melhor na cidade, a história, seus costumes, suas riquezas, a culinária. É preciso aproveitar a cultura local, estudar e buscar se espelhar em exemplos de sucesso”, disse Carnielli, que percorre o país ministrando palestras e trocando experiências.
A prefeita Fátima Pacheco agradeceu a presença de todos os participantes e destacou o potencial do turismo como opção de desenvolvimento. “Ampliar as ações nesse segmento é algo vital para os municípios da região. É bom estar aqui com setores tão importantes com o objetivo de fomentar o turismo. Ao longo dos anos, no Estado do Rio de Janeiro, a atividade foi incentivada apenas na Região Metropolitana, porém fora de lá sabemos das riquezas existentes no Sul Fluminense, Região dos Lagos, no Noroeste e outras áreas que ficaram invisíveis por tanto tempo. Se estivermos integrados, todos nós vamos ganhar”, ressaltou.
O vice-prefeito Marcelo Batista falou da importância da parceria dos municípios para alavancar o turismo. “Só vamos avançar em todas as áreas, não só no turismo, se a região estiver unida e fizer um trabalho em conjunto. Sabemos que hoje, se não trabalharmos juntos, não teremos êxito em todos os setores. Que possamos atuar de forma integrada, respeitando as características de cada lugar, para avançarmos e criarmos opções para fortalecer nossa economia”, completou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, demonstrou otimismo após o evento. “O Estado do Rio vive um momento importante onde turismo passou a ser visto como uma das portas de reentrada no desenvolvimento econômico, na geração de emprego e renda. Temos um enorme potencial e foi valioso esse encontro com o Carnielli, referência no assunto no Espírito Santo”, pontuou.
O presidente do Fórum Estadual das Secretarias de Turismo, Léo Anderson, parabenizou os organizadores pelo encontro com um case de sucesso, envolvendo Leandro Carnielli. “Nosso discurso hoje é trabalhar o Rio de Janeiro além do Rio e mostrar que o Estado é muito mais que o Carnaval na Sapucaí e réveillon de Copacabana. Chegou a oportunidade do interior mostrar a sua força. Vamos trabalhar a questão da regionalização porque ninguém vence sozinho”, enfatizou.
Representando a secretaria estadual de Turismo, André Torricelli ressaltou a força do setor. “O Turismo tem sido apontado como o novo petróleo do Rio de Janeiro e temos que explorar nossas capacidades de manuseio dessa atividade. Agradeço a oportunidade de estar aqui e poder aprender um pouco mais com o Carnielli”, completou.
Participaram ainda do evento representantes dos municípios de Campos dos Goytacazes, Macaé, Carapebus, São João da Barra, Cardoso Moreira, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Rio Bonito, Tanguá e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além do vereador Chiquinho de Arué.