Encontro de Bandas Escolares muda a rotina do Centro

A tarde de sábado (13) foi marcada por muita música em Quissamã. Pela terceira vez, o município sediou o Encontro de Bandas Escolares, que reuniu cerca de 900 pessoas, entre eles alunos, maestros, coreógrafos e equipes técnicas. Ao todo, 15 bandas estiveram na Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro.
A atividade, promovida pelo coordenador de Música da Secretaria Municipal de Educação, Alrenio Barreto, teve como finalidade aproximar o público das bandas e promover a integração entre as representantes locais e da região.
“Nossa proposta, de promover a troca de experiências entre os participantes e incentivar o gosto musical, está sendo alcançada. O evento de hoje foi além de nossas expectativas e em meio ao sucesso das atividades, passa um filme em minha cabeça. Lembro do primeiro encontro interno de bandas que realizamos e também do segundo encontro, em 2017. Hoje, estamos na terceira edição do evento e o resultado não poderia ser diferente”, frisou Alrenio.
Rogério Pereira, diretor da Banda COMRIO, de Rio das Ostras, ressaltou a importância da iniciativa. “Toda ação que tira as crianças da rua é o máximo. Viemos aqui de coração para abrilhantar ainda mais o evento”, completou.
O encontro recebeu participantes de Cardoso Moreira, Italva, Cachoeiras de Macacu, Macaé, Rio das Ostras e São Fidélis. As representantes locais foram: Corporação Musical Magnólia Ribeiro Barreto, do Ciep Dr. Amilcar Pereira da Silva; C. M. Délfica de Carvalho Wagner, da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner; C. M. Ilda Fernandes, da Escola Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida; C. M. Maria da Conceição Barcelos, da Escola Professora Nelita Barcelos dos Santos; Banda Mirim Marcial Guilherme Maia, da Escola Professora Maria de Lourdes de Castro Ribeiro; B.M.M. Professora Tania Regina Paula, da escola de mesmo nome; B.M.M. Murilo Nonato, da Escola Ignácio Hugo de Souza; Corporação Musical Helena Silva, do Colégio Estadual Visconde de Quissamã; e a C.M. Spartanos, de Santa Catarina.
Ao término do evento, todas as bandas receberam troféus e certificados de participação. Houve ainda sorteio de prêmios entre os participantes: para os maestros, um violão; aos coreógrafos, uma bolsa para transporte de material; para as bandas, um quadriton e três escaletas; e, para os alunos, uma bicicleta.