Encceja 2024: Quissamã vai oferecer apoio logístico aos candidatos

Em um esforço conjunto para promover a educação e a inclusão social, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), vai oferecer em 2024 o apoio logístico para os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. A iniciativa visa proporcionar aos cidadãos a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio, ampliando suas perspectivas no mercado de trabalho. Em Quissamã, as inscrições começam em 29 de abril e seguem até 10 de maio, de 9h às 16h, nos Cras dos bairros.

“Acreditamos que a educação é a chave para transformar vidas e abrir novas portas. Com o apoio logístico oferecido pela prefeitura, estamos facilitando o acesso dos participantes ao exame, como apoio no preenchimento do cartão de inscrição e transporte, garantindo que todos tenham a chance de conquistar seus objetivos educacionais”, disse a pedagoga social da SEMAS, Roberta Linhares.

O Encceja 2024 é uma oportunidade para jovens e adultos a partir de 16 anos obterem a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio. A prova será aplicada no dia 25 de agosto em todo o Brasil.

Segunda Chamada – Ainda segundo Roberta Linhares, aqueles que se inscreveram no Encceja 2023, mas não puderam participar do Encceja 2023 há a possibilidade de justificar a ausência até o dia 5 de abril no Cras do Sítio. A justificativa é obrigatória para aqueles que desejam se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Caso contrário, será necessário ressarcir o valor de R$ 40 ao INEP.

Durante o período de inscrição, os participantes podem solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social, garantindo que todos tenham igualdade de condições para realizar a prova. O atendimento especializado abrange diversas condições, desde deficiências físicas e sensoriais até gestantes e lactantes.

As inscrições para o Encceja 2024 em Quissamã serão realizadas nos seguintes locais e datas:
29 e 30 de abril: CRAS do Sítio
01 de maio: CRAS de Caxias