Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Emoção marca Roda de Conversa sobre Saúde da Mulher

Emoção marca Roda de Conversa sobre Saúde da Mulher

Com o tema “Quem ama cuida e se cuida”, foi realizada na tarde desta quinta-feira (26), uma Roda de Conversa que promoveu um momento de reflexão sobre a saúde da mulher, encerrando as atividades de comemoração do Outubro Rosa no município, tendo como convidadas a prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Azevedo e a funcionária da Prefeitura de Quissamã, Elisângela Figueiredo, que relataram suas experiências sobre o câncer de mama. O evento aconteceu no cinema do Centro Cultural Sobradinho e contou com a presença de mulheres do município de vários segmentos.
Ao final do encontro, foi apresentada uma palestra sobre o Câncer de Mama com o médico Ginecologista e Obstetra, professor da Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes e Staff do Serviço de Ginecologia e Mastologia do Hospital Escola Álvaro Alvim, Dr. Antônio Salim Khouri.
Em Quissamã, o Serviço de Atenção à Mulher é realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF´s) através de exames clínicos da mama, quando é solicitado a mamografia. Já no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, o atendimento fica por conta da Mastologista, Drª Milena Hissa, aos sábados e domingos quinzenalmente, agendado pelo Centro de Especialidades. São pacientes em acompanhamento não só com câncer de mama, mas com alterações como nódulos e cistos.
Atualmente há 15 casos de mulheres diagnosticadas com câncer de mama em tratamento; e 120 mulheres acompanhadas desde 2014 com cistos e nódulos benignos. São realizadas 200 mamografias por mês no Rio de Janeiro, e só para novembro próximo já existem 100 agendamentos confirmados. A Secretaria de Saúde está realizando estudos para viabilizar a compra de um mamógrafo, para atender às demandas das mulheres do município.
A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, destacou sua felicidade em ver o espaço lotado de mulheres que tiveram a oportunidade de ouvir e falar de situações vivenciadas por todas. “Fica o alerta no mês de outubro o cuidado que precisamos ter com o nosso corpo e de buscar informações com quem conhece e pode nos ajudar. É importantíssimo ouvir casos e relatos sobre o câncer de mama, que infelizmente mata e muito poucas mulheres vão atrás do diagnóstico preventivo. É um alerta que o município resolveu fazer o mês todo e que precisa se conscientizar o ano inteiro”, enfatizou.
A médica e Subsecretária de Saúde, Drª Lia Mary Passos, ressaltou que o Outubro Rosa intensifica a sensibilização da população para procurar os serviços de Saúde no município e buscar prevenção. “Fazemos ações o ano inteiro, e a prefeita sugeriu essa roda de conversa para troca de experiência e alertar sobre os cuidados que todas nós precisamos ter. É muito importante que todas as mulheres façam seu auto exame e hoje.r. O outubro Rosa está acabando, mas o nosso trabalho continua nas Unidades de Saúde da Família, no Centro de Especialidade e no Hospital Municipal”, enfatizou Drª Lia.
O secretário de Saúde, Linaldo Lyra, agradeceu o atendimento maciço das mulheres do município que entenderam ao chamado para fechar o Outubro Rosa com um evento tão significativo. “Nunca é demais dizer que o câncer de mama é o segundo motivo de morte de mulheres no mundo, por isso a importância da prevenção com os exames de imagens”, frisou o secretário, agradecendo e parabenizando aos funcionários da Secretaria de Saúde que acompanham o dia a dia da Saúde das Mulheres de Quissamã.
A prefeita Fátima Pacheco destacou que as ações do Outubro Rosa tem acontecido de forma intensa em Quissamã. “Temos muito que avançar, mas mesmo com as dificuldades não deixamos de cuidar da Saúde em nosso município como prioridade. Já compramos um raio-x que está para chegar ao Hospital Municipal, pois nossa vontade é ofertar o melhor. O orçamento atual nos limita, mas não dispensamos nenhum especialista nas Unidades de Saúde da Família, no Centro de Especialidades e no Hospital Municipal”, explicou a prefeita, enfatizando que a ideia da roda de conversa foi justamente trazer um médico para falar sobre o câncer de mama e também o depoimento de pessoas que superaram a doença, pois acredita que a parte técnica feita pelos profissionais da saúde é muito importante, mas que essa conversa mais próxima com mulheres que enfrentaram a doença com sucesso é um grande exemplo para todas nessa tarde emocionante.
Participaram também da Roda de Conversa, os vereadores José Borba Pessanha; Carlos Alberto de Souza Leite (Calico); Luiz de Acil; a subsecretária de Assistência Social, Rosane Barros; o Controlador Geral do município, Gabriel Bueno Siqueira; o Coordenador Especial de Esporte e Juventude, Cássio Reis; e o Coordenador de Turismo, Luís Carlos.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.