Emoção marca a formatura de jovens e idosos de programas sociais

Obter o certificado de conclusão de um curso é o sonho de muita gente. Mas para isso é preciso oportunidade, dedicação, perseverança, persistência e muita força de vontade. E foram essas características que fizeram a diferença na vida de cerca de 120 jovens e idosos cadastrados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Quissamã. Após seis meses de estudos, os idosos concluíram os cursos de Artes, Plantas Medicinais, Matemática, Informática, Espanhol e Inteligência Emocional. Já os jovens finalizaram os cursos de Cuidador de Idosos e Auxiliar de Cozinha. A formatura, com entrega dos certificados, aconteceu na última semana, no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF), nos turnos da manhã e tarde.
As atividades foram oferecidas no IFF, por meio de uma parceria entre a secretaria municipal de Assistência Social e a instituição tecnológica. A subsecretária de Assistência Social, Rosane Barreto, destaca a importância da parceria em prol da população. “Ações como essa emocionam e servem como motivação para irmos além. Poder oferecer cursos, tanto aos nossos idosos, através do Programa Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), quanto aos jovens, é uma grande satisfação. A formatura dos dois públicos foi motivo de muita felicidade. Os professores que lecionaram para eles são excelentes e só temos a agradecer ao IFF por essa parceria”, frisou.
A secretária Tânia Magalhães aponta a qualificação profissional como a principal porta de entrada para o mercado de trabalho. “É uma grande satisfação poder contribuir com a formação dos nossos munícipes para que eles possam ingressar no mercado. Todos que tiveram a oportunidade de fazer o curso foram encaminhados pelos programas sociais. Nossa ideia é continuar com essa iniciativa e dar oportunidade a outras pessoas”, completou Tânia.