Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Tempo Agora

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Emenda garante recursos para obra do Mirante no Parque de Jurubatiba

Considerado uma das unidades de conservação mais estudadas no Brasil, o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba receberá, em breve, uma grande construção que será mais um atrativo turístico na região. Trata-se de um Mirante, obra de compensação ambiental pelo Complexo Logístico de Barra do Furado, com estrutura em madeira e previsão de 10 andares, com prognóstico para começar em 2018 e prazo máximo de conclusão para o primeiro semestre de 2019, de acordo com um compromisso firmado entre o atual governo e a direção do Parque. A torre será construída, basicamente, com o recurso de uma emenda, já aprovada do Ministério do Turismo, no valor de R$ 975 mil, de autoria da deputada federal Soraya Santos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, explica que a obra, inicialmente, seria realizada com recursos próprios, entretanto, graças a emenda, que está empenhada, o projeto apresentado terá recursos para ser executado.
“O orçamento da torre, mais a construção de um centro de visitação, foi recalculado e para o término da obra será gasto cerca de R$ 1,4 milhão, no qual o valor da emenda será abatido. Esse Mirante vai alavancar o turismo no Parque Jurubatiba, estimulando o uso público conforme prega o atual diretor da unidade, Marcelo Pessanha”, destacou o secretário.
O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é uma unidade de conservação federal, que tem como objetivo conservar e preservar, para fins científicos, educacionais, paisagísticos e recreativos, o seu belo, rico e ameaçado patrimônio natural. Criado em 29 de abril de 1998 e com 14.922,39 hectares, 44 km de costa e 18 lagoas costeiras, está localizado no litoral nordeste do Estado do Rio de Janeiro, englobando áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã, que tem 62,38% da área total. Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque representa o trecho de restinga melhor conservado de toda a costa fluminense.

Galeria de Fotos